Produtores Rurais da Agricultura Familiar em Curaçá, no Norte da Bahia, participaram, no dia 21 de outubro, da oficina de capacitação Seja Empreendedor no Campo, realizada pelo Sebrae com o apoio do Núcleo das Associações do Vale do São Francisco Curaçá (NAVASF) e participação da União dos Pequenos Produtores da Fazenda Ipoeira Dantas e Adjacências (UPIDA), da Associação Agro Santa Rita, representada pela presidente Alaíde Ferreira Alves dos Santos, e José Antonio Torquato, presidente da Associação Comunitária de Pedra Branca.
A ação integra o Programa Circuito Agro, criado pelo Sebrae para capacitar e fortalecer a cadeia produtiva da agricultura familiar.
O tema do encontro foi apresentado pelo economista Fabrício Andrade, consultor e especialista em gestão financeira e marketing.
Aloisio Pereira Alves, presidente da UPIDA, considera o encontro como um reinício de trabalho. “A presença do Sebrae, trazendo conceitos importantes do que significa empreender, desperta entre nós, produtores rurais, o espírito que estava adormecido e tenho certeza de que vai despertar e alavancar o interesse em produzir mais e melhor para o nosso crescimento individual e coletivo”, discursou Alves.
Analista técnico do Sebrae em Juazeiro e gestor do Programa Circuito Agro na região, Edlan Amaral explica que as oficinas levadas às comunidades rurais é um trabalho realizado pelo Sebrae com o objetivo de aproximar do produtor, levando conteúdo de qualidade e com uma linguagem acessível.
“Essa oficina é uma continuação dos encontros anteriores realizados em comunidades de áreas de atuação do Sebrae, que buscam incluir nas associações e cooperativas o significado e a importância do empreendedorismo em todas as atividades”, explica Amaral.
Para o analista, a partir dessa concepção, “entender e praticar é fundamental porque, ao despertar a visão empresarial, o produtor ou a produtora rural ganha maturidade e equilíbrio para gerir, de maneira profissional, o seu negócio” finaliza o gestor.
Ascom Sebrae/Carlos Humberto
0 comentários