No coração do sertão baiano, a busca por independência e inovação no cenário musical inspirou a criação do projeto "Independência Musical - Explorando Sons e Palavras no Sertão da Bahia". Idealizado pela banda Trupe Poligodélica, que se destaca por sua abordagem orgânica na realização de projetos autorais, a iniciativa tem como objetivo compartilhar conhecimento sobre os caminhos da produção musical e inspirar jovens estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Juazeiro, no norte da Bahia.
"Queremos mostrar o que é ser uma banda independente, estimular, inspirar, e mostrar que é possível democratizar o conhecimento sobre esses caminhos da produção musical", afirma Álvin Soares, um dos artistas da Trupe Poligodélica, ao destacar o propósito do projeto.
Neste evento, a Trupe Poligodélica convida artistas do cenário independente de Juazeiro a participar de aulas-show, que acontecerá nesta terça-feira (31), com a mediação do professor Antônio Carvalho. O projeto tem como palavras-chave "democracia", "independência" e "liberdade", simbolizando não apenas a busca por independência musical, mas também uma reflexão simbólica sobre a independência em um estado como a Bahia, historicamente dependente de sua capital, explica Álvin Soares.
Ele ainda enfatiza que o tema da independência é metafórico e abrange não apenas o Vale do São Francisco, mas também se estende para o Brasil e o mundo. "Desejamos ilustrar nossa independência, estando enraizados no Vale do São Francisco, promovendo, criando e cultivando a arte em nosso interior".
Entre os convidados, DJ Werson compartilhará os desafios da produção de música eletrônica na região. Mesmo na ausência de incentivos formais, ele destaca a importância de continuar a criar através das novas tecnologias e de manter-se ativo artisticamente, enquanto aborda questões que são importantes para ele. Camila Yasmine e Killauea também são convidadas especiais do projeto.
"Independência Musical - Explorando Sons e Palavras no Sertão da Bahia" promete não apenas promover a música, mas inspirar as juventudes a explorarem o potencial da independência criativa e artística, estabelecendo um novo horizonte de possibilidades no cenário musical e artístico de Juazeiro.
O projeto foi selecionado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e recebe apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa), com coprodução do Instituto Casa de Abelha.
Programação do Evento
Manhã (09h às 11:30) - Camila Yasmin
Tarde (15h às 17:30) - Killauea
Noite (19h às 21h) - DJ Werson
Agência Chocalho
0 comentários