Prefeitura de Sobradinho realiza a COMED Extraordinária 2023, com efetiva participação da comunidade escolar

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, do Fórum Municipal de Educação, Conselho Municipal de Educação e equipe de Monitoramento do PME realizaram na última terça-feira (17), a Conferência Municipal de Educação Extraordinária 2024 (COMED).

Participaram do evento, que aconteceu no Memorial da Chesf, mais de 200 conferencistas entre profissionais da educação, representantes de sindicatos, conselhos, estudantes, gestores e outros atores da comunidade escolar.

"As Conferências de Educação são momentos muito especiais de debate e de participação da comunidade nos processos de tomada de decisão perante os rumos da educação em nosso município e em todo país. Essa COMED, em específico, é chamada extraordinária que tem como objetivo principal debater o documento referência da Conferência Nacional de Educação Extraordinária 2024, e a partir dessa escuta, registra-se, sistematiza-se todas as contribuições dadas nos 7 Eixos, para em nível estadual serem solidificadas junto a outras proposições da Estadual, que acontecerá em Salvador. Educação de qualidade é feita com a participação, compromisso e envolvimento de todos, sendo que discutir financiamento torna-se indispensável, pois este é um dos princípios norteadores para tornar a Educação Pública de qualidade social. É esse o desejo da Secretaria Municipal de Educação e da Gestão do Prefeito, Cleivynho Sampaio," destacou a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.

A palestra magna, cujo tema foi "Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável" foi ministrada pelo Prof. Renê Silva, pedagogo, mestre em educação, Doutorando em Educação e pesquisador do Grupo "FORMACCE em Aberto" pelo PPGE/FACED da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O palestrante também é Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGED) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), membro do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Formação de Professores (NEFOP/UESB). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Fundamentos Sociais e Políticos da Educação (UESB) e Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Einstein, informou acerca do PNE e pautas pertinentes ao financiamento da Educação, a exemplo do Fundeb.

A Secretaria de Educação agradeceu a participação efetiva da comunidade no evento.   

"Com a participação de autoridades, segmentos, setores, gestores, professores, estudantes, Conselhos, NUCA e comunidade, a nossa Conferência Municipal de Educação Extraordinária foi validada e fortalecida pelos conferencistas que contribuíram efetivamente para a consolidação de planos de educação exequíveis para 10 anos e que atendam aos anseios dos estudantes em seu direito de acesso, permanência, progressão, qualidade e equidade. Uma educação que valorize os professores e profissionais da educação, que esteja na defesa dos Direitos Humanos, uma educação humanizadora", finalizou a secretária.

 

Ascom/PMS