A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), finalizou, nesta quarta-feira (18), o ciclo de formações do programa Busca Ativa Escolar para os técnicos verificadores das escolas municipais da sede e interior. O programa apoia os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
A coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar, Suzy Alcântara, destacou a importância do programa para o monitoramento da frequência escolar. "Por meio do programa, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos. A formação teve como objetivo apresentar as novas funcionalidades da plataforma do programa, a necessidade de registrar informações sobre as crianças e adolescentes infrequentes, em risco de evasão ou em abandono, além de falar sobre o papel dos técnicos verificadores e esclarecer dúvidas".
Gestora da Escola Municipal Américo Tanuri, em Maniçoba, Marilene Angélica da Cunha falou sobre os benefícios da formação. "Esses encontros são essenciais para que a gente possa combater a falta de frequência no ambiente escolar. É a partir daqui que podemos atuar com mais precisão, contemplando o programa e trabalhando para erradicar a evasão escolar", frisou a gestora.
Busca Ativa Escolar
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas (Unicef), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ/ Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ
0 comentários