O deputado estadual Zó recebeu com profundo pesar a notícia do falecimento da liderança dos Congos de Juazeiro, José Pereira Filho, Gó véi, ou Zé Gouvéi, ocorrida na tarde desta segunda-feira, 16 de outubro.
Gouvéi foi um resistente em manter a tradição cultural-folclórica-religiosa dos Congos, que saia às ruas de Juazeiro dançando e louvando à nossa Senhora do Rosário.
"Para mim sempre foi uma referência de Juazeiro, da cultura local, da beira-do-rio. Gouvéi era como uma entidade, levando a Bandeira do Rosário, com imponência, respeito. La vinha o Rei dos Congos, cantando e dançando. Lamento muito o seu falecimento. Espero que a família mantenha a tradição dos Congos e me coloco à disposição para contribuir. À família, aos amigos e amigas, e aos juazeirenses, deixo os meus sentimentos. Estamos em luto", declarou o deputado Zó, que apresentou na tarde desta segunda-feira uma Moção de Pesar na Assembleia Legislativa da Bahia em homenagem a José Pereira Filho, Zé Gouvéi.
Gouvéi deixa 6 filhos, 10 netos e 12 bisnetos. O velório acontecerá em sua residência, no Bairro Lomanto Júnior, na Rua São Jorge n 351. O enterro sera amanhã, 17, às 16h, no cemitério central.
Ascom
1 comentário
16 de Oct / 2023 às 23h06
Srs leitores. Eu observo a que ponto chega a demagogia, os Congos, Srs, há anos, inclusive nas gestões passadas, que esse Pralamentar, idealizou junto parcela da população e, em 2008, ganhou a eleição, não deram a devida atenção, a esse grupo cultura da cidade, praticamente inexiste,por conta da incompetência dos nossos políticos, não dão apoio devido e, quando falece uma pessoa, que verdadeiramente contribuiu para o desenvolvimento da cultura da cidade, aí, aparece as honrarias, reconhecimento etc..., É tarde, já era. Por isso que votamos nos de outras plagas.