Com o objetivo de promover e popularização da ciência no estado, a Bahia realiza, no período de 16 a 20 de outubro, a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
O evento tem por finalidade mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.
Na Bahia, o evento, que está sendo organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), acontece em diversos espaços, incluindo o Instituto Anísio Teixeira (IAT), onde ocorrerá, além da solenidade de abertura, uma mini mostra maker, oficinas e uma mesa redonda.
A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano traz como tema central “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”, acontece em todo o país entre os dias 14 e 21 de outubro. O tema escolhido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) propõe a integração da SNCT à agenda do Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável (2022 e 2023).
“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma oportunidade para celebrarmos o que já conquistamos, questionarmos uma série de dogmas e termos sempre uma lição de humildade, ou como diria Sócrates, saber o que não sabemos ainda, porque cada nova resposta gera muitas novas perguntas interessantes, instigantes, e é essa capacidade de saber perguntar que nos faz ir além e conhecer mais sobre nós mesmos, sobre o universo, sobre o nosso corpo, sobre a nossa sociedade”, afirmou o diretor geral em exercício do IAT, Iuri Rubim.
Ainda de acordo com Iuri Rubim, na Bahia, em virtude da desigualdade histórica que o estado enfrentou e enfrenta, ainda se tem bastante chão para desenvolver a ciência, mas também muitas oportunidades de fazer práticas diferentes, mais inovadoras, que incentivem a diversidade nas ciências e incentivem a ciência casada com a educação e presente em todos os momentos da vida escolar e em sociedade dos estudantes.
Par o coordenador de Aprendizagem Criativa e Cultura Maker do IAT, Arlindo Santiago, a participação ativa do Instituto Anísio Teixeira (IAT) na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) desempenha um papel fundamental na promoção da Ciência e Tecnologia na Bahia.
“As ações do IAT têm sido cada vez mais direcionadas para educadores e estudantes, estabelecendo uma relação de parceria sólida entre as escolas e o instituto e estimulando o interesse pela ciência. Isso é crucial para formar a próxima geração de cientistas, pesquisadores e inovadores na Bahia, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e tecnológico no estado”, afirmou Arlindo Santiago.
No Instituto Anísio Teixeira, além da solenidade de abertura, que acontece no dia 16 e contará com uma conferência sobre ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’ ministrada pela Dra. Jaqueline Góes/EBMSP, acontecerá também, nos dia 17 e 18, uma mini mostra maker e oficinas para estimular a inovação e tecnologia. Dentre as oficinas programadas estão a de Criptografia com Código Morse, a de CNC laser, a de Modelagem 3D e de Impressão 3D, a de Práticas com Circuitos em Blocos, de Fotografia com Dispositivos Móveis, Produção de vídeos para Redes Sociais e a de Produção de Podcasts com Smartphone.
A mini mostra, por sua vez, contará com atividades envolvendo cubo de néon, scanner 3D, impressora 3D, gravadora a laser, fotografias com chroma-key, painel de portas lógicas, dentre outras.
Também no dia 20, às 14h, o IAT sediará uma mesa redonda sobre ‘Educação e Pesquisa para a Conservação’ que terá como expositores o Dr. Alexandre Schiavetti/UESC, o Dr. Elizeu Pinheiro da Cruz /UNEB e o Ms. Humberto Espírito Santo Mello/FPMZB.
0 comentários