Previne Brasil: Com nota 8.46, Sobradinho ocupa o primeiro lugar na região no desempenho da Atenção Primária à Saúde

O município de Sobradinho celebra uma significativa conquista na área da saúde. Os recentes números divulgados pelo Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, posicionaram a cidade com uma notável pontuação no Indicador Sintético Final, obtendo a nota 8,46  referente ao período de maio a agosto de 2023, destacando o compromisso e a eficiência dos profissionais de saúde da Atenção Primária.


Sobradinho ficou em primeiro lugar, entre os municípios da região, no programa do MS que avalia a qualidade da assistência nas Unidades Básicas de Saúde, o que lhe garante repasses do financiamento pelo Governo Federal. 


O Prefeito Cleivynho Sampaio comemorou a conquista e agradeceu a equipe do município que atua na Atenção Primária. 

"Nesse cenário, Sobradinho tem se mostrado exemplar. A nossa gestão vem investindo na Atenção Primária, principalmente no planejamento, estratégia, monitoramento e avaliação dos processos de trabalho das equipes, tendo como principal objetivo ampliar, cada vez mais, o acesso da população aos serviços essenciais, garantindo uma saúde de qualidade. Em reconhecimento a este esforço coletivo, agradeço a excelente condução da Secretaria de Saúde, agora na pessoa de Josefa Moreira Cruz, e agradeço especialmente a todos os profissionais da Atenção Primária. A dedicação, o compromisso e o zelo demonstrados por esses profissionais, não apenas beneficiam diretamente a população local, mas também projetam Sobradinho como referência na microrregião. Parabéns a todos, pois esta conquista nos enobrece," o prefeito.

Previne Brasil


Instituído em 2019, o Programa Previne Brasil trouxe uma nova perspectiva de financiamento para os municípios. O modelo atual leva em consideração critérios diferenciados, incluindo o pagamento por desempenho, baseando-se nos serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde. Esta abordagem incentiva uma maior responsabilização dos gestores e profissionais com a população atendida, buscando sempre aprimorar o acesso aos serviços da Atenção Primária e fortalecer o vínculo entre os cidadãos e as equipes de saúde.


A avaliação do Ministério da Saúde reflete a qualidade da assistência nas unidades básicas e tem impacto nos repasses do financiamento federal. Para definir as notas do Previne Brasil, o Ministério da Saúde avalia sete indicadores, são eles: consultas (1) e realização de exames para sífilis e HIV de gestantes (2); atendimento odontológico para gestantes (3); coleta de citopatológico na APS de mulheres (4); vacinação de crianças de um ano de idade contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada (5); consultas de pessoas com hipertensão (6), e diabetes (7).

Ascom/PMS