Na região do Vale do São Francisco, o dia 06 de outubro jogará uma importante luz sobre o segmento da dança: o lançamento do livro “Dança e Campo Educacional: uma história construída no semiárido baiano”, assinada pelo multiartista Geraldo Pontes, com 45 anos dedicados às artes do ensino-aprendizado da dança clássica e da contemporânea, bem como ao concurso “ Victor ou Victória” e, ainda, à educação através de projetos sociais com crianças em situação de vulnerabilidade, na região.
Aberto ao público, o lançamento será na Biblioteca da UNEB, às 18 h, em Juazeiro, Bahia.
No livro, Geraldo Pontes sintetiza seu itinerário: um artista juazeirense que encontrou na dança a forma de expressar criatividade e corporeidade, por caminhos pioneiros no Sertão do São Francisco, na década de 70. Tempo no qual um corpo masculino se interessar pelo ballet significava preconceito, paradigma quebrado por Geraldo.
Resumo do livro-Além das vivências, dos conceitos, dos depoimentos de alunos e professores do autor do livro e de diversos artistas da Região do São Francisco, “Dança No Campo Educacional: uma história construída no semiárido baiano” traz um acervo fotográfico da Escola de Ballet Geraldo Pontes, nos últimos 45 anos, no território. Reúne também imagens do concurso “Victor ou Victória”, outro projeto do autor, que promove a identidade e autoestima da comunidade lgbtqiap+.
Geraldo Pontes é licenciado em dança pela UFBA e licenciado em pedagogia com especialização em Psicopedagogia e em Dança Educacional e Artes Cênicas.
Atualmente, é Mestre em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos no PPGESA da UNEB. “Dança e Campo Educacional: uma história construída no semiárido baiano” é resultado da dissertação do autor, apresentada ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos PPGESA.
O projeto teve a orientação do Professor Doutor Josenilton Vieira.
0 comentários