O poeta e cantador, compositor e violonista petrolinense Aldy Carvalho , realizou no último sábado, 23 de setembro de 2023, o lançamento nacional de sua mais nova obra literária "O Cavaleiro das Léguas", um romance em versos.
Mais de 200 pessoas estiveram presentes no lançamento, no espaço cultural da Editora Nova Alexandria em São Paulo e foram brindadas com pocket show poético musical com as participações do poeta cordelista *João Gomes de Sá* , da cantora *Marisa Serrano* e do jovem violoncelista *Jorge Lucas* .
Até o final do ano o poeta deverá autografar o livro em sua terra natal e região. Em novembro, a obra será lançada na Flip- Feira Literária de Paraty (RJ)
Com "O Cavaleiro das Léguas", Aldy estabelece um rigor literário-magistral em sua multifacetada obra que passeia por diversas linguagens para além da música e literatura. Nesta obra, o autor atravessa os horizontes do cordel, do conto maravilhoso, da fábula, da crônica e do romance na condição da criatividade aberta ao endossar sua verve criativa conectada com a intertextualidade.
Como observa o educador e ensaísta Ely Verissimo na apresentação da obra, a narrativa de Aldy é uma "alegoria ética , metáfora tanto da unidade e do equilíbrio do individuo, reconectado com sua energia psíquica feminina, quanto do equilíbrio do mundo, reconectando à Justiça" .
"O Cavaleiro das Léguas", ainda segundo Ely, combate as formas arcaicas de vida, do modo que "as virtudes cavalheirescas já não se contam mais em batalhas e torneios contra outro oponente, mas, no combate de vida ou morte contra o reducionismo que a vida cotidiana engendra, rebaixando o ser em face aos seus descréditos tanto no amor quanto nos valores mais elevados da espécie humana".
Ao longo de 35 páginas, a narrativa – que dá cena a um cavaleiro e uma donzela que travam um duelo verbal – a obra ganha o auxílio luxuoso das ilustrações de Rafael Limaverde, artista visual, xilogravurista e grafiteiro paraense radicado em Fortaleza,CE. Cada traço, traduz com perfeição a força dos versos que se constroem nas entrelinhas do romance.
O Cavaleiro das Léguas transita por um diálogo plural, fazendo a ponte entre o imaginário medieval a desembocar como um rio caudaloso nas entranhas do Nordeste, lugar recorrente de fala do cantador Aldy Carvalho. Em vários momentos da narrativa do belissimo poema o leitor vai perceber instantes de filosofia nos diálogos de seus personagens: "A vida é feita em pedaços/Aos poucos vamos colando/ A recolagem nos dói/ E dá trabalho ir montando/ Em busca da completude/ É que seguimos tentado.
Para o historiador, poeta e folclorista Marco Haurélio "O Cavaleiro das Léguas" é um poema ao mesmo tempo lírico e épico, com suas evocações de batalhas travadas, incontáveis, até o momento do encontro em que, seguindo as regras do Amor Cortês, Cavaleiro e Donzela travarão um duelo verbal, na verdade, a última e mais difícil prova para o herói que veio de longe."
Na última página do livro o leitor ainda pode apreciar a partitura musical de "O Cavaleiro das Léguas", pois o trecho final e apoteótico desse romance já havia sido musicado por Aldy em canção emocionante contida no cd "Cantos d'Algibeira" com participação da cantora maranhense Zélia Grajaú interpretando a donzela.
Há ainda um QR Code que o levará a ouvir a música.
O livro e outras obras do autor pode ser adquirido em: https://editoranovaalexandria.com.br/
Ou direto com o autor: [email protected]
Ascom
0 comentários