Livro aborda uso de textos de divulgação científica como recurso didático

A professora Ana Paula Santos Conceição, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), e o professor Romildo Nogueira, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), lançam o livro "Uso de Textos de Divulgação Científica sobre Nanobiotecnologia: possibilidades para práticas interventivas interdisciplinares" (Appris Editora), nesta quarta-feira (20/09), às 16h, na Associação de Docentes da UFRPE (Aduferpe), localizada no campus da universidade. A obra, organizada por eles, apresenta os resultados de experiência realizada em sala de aula com o uso de textos de divulgação científica como recurso didático para o ensino de ciências.

O livro é uma adaptação da dissertação de Mestrado de Ana Paula Santos, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE, sob orientação do professor Romildo Nogueira. A publicação conta ainda com textos de Eleneide Menezes Alves e Maria Marly de Oliveira. Em seis capítulos, os autores mostram como usar o texto de divulgação científica sobre nanobiotecnologia na construção de uma Prática Interventiva Interdisciplinar (PIIN).

O livro fala sobre a origem e o desenvolvimento da divulgação científica no mundo ocidental e no Brasil, discute as bases da nanotecnologia e propõe a nanobiotecnologia como tema para construção de prática interdisciplinar. Os resultados da experiência aplicada em sala de aula são analisados para avaliar as potencialidades didáticas e interdisciplinares desse tipo de prática.

O último capítulo mostra como os participantes elaboraram seus próprios textos de divulgação científica, usando linguagem e forma acessíveis a diferentes níveis de leitores, adaptando os diversos conteúdos científicos às suas vidas cotidianas, de maneira criativa e estética, porém sem perder o rigor da ciência, a veracidade das informações e a demarcação do limites de aplicação.

"Seu conteúdo é rico, relevante e pertinente para professores e professoras da Educação Básica e Superior, pesquisadores e pesquisadoras da área de ensino e de educação, bem como para estudantes dos diversos cursos de licenciatura, de mestrado e doutorado", escreve a professora Monica Folena Araújo, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UFRPE, na apresentação do livro.

Organizadores do livro:-Ana Paula Santos Conceição é Mestre em Ensino das Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFRPE. Graduada em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela UFRPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Estudos da Interdisciplinaridade e o Texto de Divulgação Científica (TDC), aplicados ao ensino da Nanotecnologia. Atuou como tutora em cursos de EAD, ministra aulas de Ciências e Biologia no ensino básico. É professora de várias disciplinas das Ciências Biológicas no Ensino Superior. Atua como consultora de livros didáticos e produz planos de aulas para o ensino fundamental e médio. 

Romildo Nogueira é professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), pós-doutor em Sistemas Complexos pela Florida Atlantic University (FAU-USA), doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Biofísica pela Universidade Federal de Pernambuco, licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Ministra disciplinas no curso de graduação em Educação Física e nos Programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Biociência Animal e Ensino das Ciências da UFRPE. Pesquisa nas áreas de Biofísica de Processos e Sistemas e no Ensino de Ciências. Lidera o Grupo de Pesquisa em Biofísica Teórico-Experimental e Computacional (GBTEC) da UFRPE. Foi professor, entre 1976 e 1997, no Departamento de Biofísica e Radiobiologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde foi chefe do departamento e vice-coordenador do mestrado em Biofísica. Foi vice-presidente e secretário geral da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf) e professor visitante na UFRN no período de 1998-2001.

Ascom