Representantes de 43 cidades baianas participam em Salvador, do encontro do Fórum de Gestores Municipais de Promoção da Igualdade Racial.
O evento, que acontece no Hotel Bahiamar, no bairro Jardim de Alah, tem o objetivo de discutir estratégias conjuntas para o avanço das políticas de promoção da igualdade racial e combate à intolerância religiosa no estado.
Na abertura, realizada na manhã desta segunda-feira (18), uma mesa institucional reuniu a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães; o vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), Ademir Santos; a secretária da Reparação de Salvador, Ivete Sacramento; a deputada estadual Olívia Santana; o representante da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos do Tribunal de Justiça da Bahia, juiz Guilherme Gonzaga; a defensora pública Vanessa Nunes; a pró-reitora de Ações Afirmativas da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Dina Rosário; e a representante da Secretaria Estadual da Educação, Nájila Lopes.
"A reunião do Fórum de Gestores Municipais é um momento de fortalecimento dessa relação federativa importante para implementação, aperfeiçoamento e avaliação das políticas públicas de igualdade racial, uma agenda ainda tão recente para o estado brasileiro e cheia de desafios para o enfrentamento das iniquidades geradas pelas históricas discriminações raciais e a garantia do acesso pleno aos direitos de cidadania às maiorias minoritárias", destacou a titular da Sepromi.
A transversalidade da política de igualdade racial foi um dos temas que entraram em pauta no primeiro dia do encontro. Os participantes reforçaram a necessidade de unir esforços de diferentes setores da gestão pública para superar as desigualdades raciais que persistem nas mais diversas áreas. Houve espaço também para abordar a efetivação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância da Bahia e para relatos de experiências bem-sucedidas de promoção da igualdade racial e proteção dos povos e comunidades tradicionais.
Amanhã, os debates seguem em cinco grupos temáticos: Saúde; Educação; Segurança Pública e Justiça; Fomento à Cultura, Patrimônio Material e Imaterial e Intolerância Religiosa; e Inclusão Social, Desenvolvimento Sustentável e Empreendedorismo Negro. A programação inclui ainda uma mesa sobre a intersetorialidade da política de igualdade racial no Governo, com as presenças da diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo, e da secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos do Ministério da Educação, Zara Figueredo.
Ascom Governo da Bahia
0 comentários