Uma grande obra acompanhada por enormes transtornos. O projeto da Travessia Urbana será apresentado amanhã, dia 15 de setembro, no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
A apresentação do projeto é aguardada com "muita expectativa". Apesar de considerada essencial para Juazeiro, Petrolina e região, a obra tem gerado transtornos e preocupações. O fluxo do trânsito "é denominado um caos" pelos motoristas. No site da Univasf consta que o evento será realizado, nesta sexta-feira (15), a apresentação do Projeto da Travessia Urbana da cidade de Juazeiro (BA), no Complexo Multieventos do Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), pela equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes na Bahia (DNIT-BA).
O evento, que é promovido pelo Colegiado de Engenharia Civil (CCivil) da Univasf em parceria com o DNIT-BA, é destinado a estudantes, docentes, comerciantes e à população em geral e acontecerá a partir das 9h.
A apresentação do projeto terá a participação do superintendente do DNIT, Roberto Alcantara. Durante o evento, haverá um debate técnico sobre o projeto da Travessia Urbana, obra de grande impacto na estrutura urbana de Juazeiro, com consequências diretas na estrutura viária, mobilidade e urbanismo da cidade.
Comerciantes e empresários que possuem negocios nas imediações da BR 407 e 235 reclamam que "não houve um planejamento e por isto em algns pontos o comércio praticamente está inviabilizado e por isto a importância do evento".
Um dos empresário que não quis ser identificado disse que tem a expectativa que "este encontro seja produtivo e ainda há tempo de provocar melhorias e assim discutir os efeitos o andamento do planejamento da "Travessia Urbana", e os problemas provocados pelo fechamento das BRs e buscar minimizar os transtornos estabelecidos no trânsito em obra devido a obra.
O empresário diz que "a maior prova que o andamento das obras causa problemas é que esta apresentação deveria ter acontecido meses antes do inicio das obras, uma apresentação e discussão do projeto e planos estratégicos. Mas antes tarde do que nunca".
A obra possui um orçamento de mais de R$ 180 milhões e é realizada pelo Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O projeto da Travessia Urbana prevê a duplicação da área urbana da BR-407, no trecho entre a rotatória do Mercado do Produtor de Juazeiro até a Ponte Presidente Dutra, com ampliação das faixas de rolamento, além da construção de viadutos e alças de acesso, e alargamento de todo trecho da BR-235, entre outras melhorias, começando com a construção de um viaduto na região da Lagoa de Calú.
redação redegn Foto PMJ
2 comentários
14 de Sep / 2023 às 15h59
Não vou discutir metodologia, materiais e métodos do projeto, mesmo porque sou um mero desconhecido do assunto, porém, como simples usuário e conhecedor do trânsito de Juazeiro e da importância dos transtornos da economia da cidade de Juazeiro e até Petrolina com efeito dominó na grande e vasta região Sanfranciscana, fica aqui a sugestão para uma análise e profunda reflexão uma vez que está tudo por iniciar, PORQUE NÃO ABRIR CAMINHOS ALTERNATIVOS PARA ATRAVESSAR O SÃO FRANCISCO E CHEGAR AO OUTRO LADO DO RIO, acredito que seria uma proposta mais inteligente, lucrativa e até desenvolvimentos.
14 de Sep / 2023 às 16h05
Complementando o raciocínio da mensagem anterior (limite do texto), precisamos refletir que abrindo novas alternativas o crescimento urbano flui naturalmente, exemplo vejam a av. Paralela de Ontem e de Hoje. Não vamos repetir erros para crítica de gerações futuras, acorda Juazeiro que tanto dorme.