Equipes do Corpo de Bombeiros homenageiam a historiadora Bebela em seu sepultamento

Equipes do 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) estiveram presentes no último adeus à professora e historiadora Maria Isabel Figueiredo Pontes, mais conhecida como Bebela, e participaram das homenagens à personalidade juazeirense, que faleceu neste sábado (09).

Velado no Centro de Cultura João Gilberto, o corpo seguiu no fim da tarde para o Cemitério Central de Juazeiro transportado por um dos veículos do Corpo de Bombeiros, sob aplausos de amigos, familiares e admiradores, que acompanharam o sepultamento.

Bebela faleceu aos 94 anos, deixando um grande legado e vasto conhecimento sobre a memória e cultura juazeirenses. 

Filha de Francisco Evaristo Caboclo Figueiredo e Edelvita Muniz Figueiredo, Bebela foi Secretária de Educação e Cultura dos ex-prefeitos Joca de Souza Oliveira e Américo Tanuri; Coordenadora de Cultura no Governo de Joseph Bandeira e Técnica Cultural na gestão de Rivadávio Espínola Ramos.

Como educadora atuou como professora de língua e literatura Inglesa, em metodologia de ensino superior pela Universidade Federal do Pernambuco - UFPE, foi vice-diretora do Colégio Estadual Ruy Barbosa, Diretora Geral do Colégio Lomanto Júnior, também atuou como professora dos Colégios Edson Ribeiro, EMAAF e Dom Bosco, em Petrolina.

Bebela também participou intensamente da movimentação cultural da cidade: destacou-se como atriz e também na música e literatura, como fundadora do Grupo Teatro Juá e também do Coral Edilberto Trigueiros (leia mais). Neste ano, participou das gravações do filme “Nego D’água”.

Juazeiro segue em luto oficial de três dias, por meio do Decreto nº 742/2023 publicado pela Prefeitura de Juazeiro, com o intuito de homenageá-la e relembrar o seu legado.
 

Da Redação RedeGN