Neste mês, a UNEB participa mais uma vez das iniciativas que apoiam a Campanha do Setembro Amarelo. Com o lema “Bem Te Quero”, a ação da universidade visa incentivar o diálogo e ressaltar a importância da escuta atenta e do suporte profissional.
A ação envolve profissionais da universidade para a realização de atividades que pretendem conscientizar a população sobre o assunto e orientar sobre as formas possíveis e mais adequadas para a prevenção ao sofrimento psicológico.
A saúde mental é um tema cada vez mais relevante e reconhecido como um fator essencial para o bem-estar das pessoas. No entanto, ainda existem preconceitos e tabus sobre o assunto. Em uma pesquisa realizada recentemente pelo Instituto Cactus e AtlasIntel, mostra que somente 5% dos brasileiros fazem terapia.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países mais afetados pela ansiedade, o que se agrava com outros problemas: a população também enfrenta altos níveis de estresse e o país tem uma incidência elevada de casos de Burnout, a síndrome do esgotamento físico, mental e emocional.
A Campanha Setembro Amarelo foi criada, no Brasil, em 2014. A iniciativa nacional é coordenada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O mês foi escolhido por acolher o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), mas, é essencial que o debate siga por todo o ano.
Procure ajuda-Se está passando por algum sofrimento, não hesite em procurar ajuda. A UNEB oferta gratuitamente escuta e acolhimento psicológico profissional, através do projeto Dois Altos.
Qualquer discente, professor, servidor técnico-administrativo, trabalhador terceirizado ou aluno do programa de extensão Universidade Aberta à Terceira Idade (Uati) da UNEB pode solicitar participação. A iniciativa é disponibilizada por telefone e os acolhimentos são restritos ao máximo de 30 minutos.
Para solicitar, basta enviar e-mail para [email protected]. É essencial registrar: nome completo, vinculação institucional (estudante, professor, servidor técnico-administrativo, colaborador terceirizado, aluno Uati), matrícula e turno preferencial (ex: manhã, tarde e/ou noite).
A iniciativa é fruto de esforço coletivo da UNEB, por meio do GT – Apoio às Demandas Biopsicossociais, do Serviço de Psicologia da Clínica Escola e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Praes).
O Centro de Valorização da Vida (CVV) também realiza apoio emocional com atendimento voluntário e gratuito para todas as pessoas que precisam conversar. O atendimento é realizado pelo telefone 188.
Serviço-Juazeiro Bahia Local: https://www.youtube.com/dchIIIuneb
Campus Juazeiro
Vivência de Yoga
Dia: 21 de setembro
Horário: 17h
Local: Espaço Canto de Tudo – DCH III
Site Uneb
0 comentários