Inclusão social, civismo, fortalecimento dos vínculos comunitários são alguns dos benefícios gerados pelas tradicionais fanfarras e bandas marciais. A gestão Suzana Ramos por reconhecer que as bandas e fanfarras de Juazeiro fazem parte da identidade cultural do município vêm investindo continuamente no fomento e manutenção desta tradição.
A prefeita Suzana Ramos ressalta a importância dos investimentos para a manutenção das fanfarras. "As fanfarras são um tesouro da cidade, o ano todo nossos jovens ensaiam, aprendem música, coreografias e dão um show no desfile do 7 de setembro. É muito importante abraçar a juventude e incentivar a cultura, por isso já licitamos mais de 3 milhões de reais em instrumentos paras as bandas e fanfarras das escolas municipais. Além do que já é destinado para o fardamento e os transportes para garantir a presença e participação de todas as comunidades", frisou Suzana Ramos.
Estreia
O trabalho da gestão possibilitou a criação de novas fanfarras como da Escola Municipal Caic Misael Aguilar, que fará sua estreia no Desfile Cívico Militar nesta quinta-feira (7).
O coordenador da fanfarra do Caic, Cleiton Diego, destaca que cada banda envolve diretamente 80 pessoas e mais de 120 indiretamente. "É muito bonito ver o envolvimento de toda a comunidade, alunos, funcionários e ex-alunos. Cada fanfarra tem coordenador, regente de sopro, regente de percussão e coreógrafo. Então os estudantes aprendem música, dança, arte, amor à pátria e isso melhora o desempenho do estudante, além de diminuir a evasão escolar. Agradeço a prefeita porque nos anos que não tivemos esse apoio nós tivemos que recorrer a rifas, ajuda da comunidade e desfiles internos", falou Cleiton Diego.
Retorno
O desfile deste ano contará também com o retorno da tradicional fanfarra da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI que ficou desativada por seis anos. Além desta fanfarra que está retornando as atividades e conta com a participação de ex-alunos e funcionários, a escola tem outra formada apenas por alunos. Logo, os jovens têm mais uma oportunidade de entrar no mundo da cultura, aprender a trabalhar em grupo, ter disciplina e passar o bastão ou a baqueta para os novatos.
O desfile
O desfile cívico-militar, com a participação de 32 instituições, entre escolas, forças armadas e instituições filantrópicas, será iniciado às 7h, com o hasteamento das bandeiras no Paço Municipal. Em seguida, a prefeita Suzana Ramos abrirá oficialmente o desfile, que começará na Orla II e seguirá pela Avenida Adolfo Viana até a Rua Oscar Ribeiro.
Matheus Oliveira – Ascom/PMJ
0 comentários