Para ampliar a assistência em saúde à população, a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Instituto Nacional Resgatando Vidas (Inarv), realizou entre a última quinta-feira e este sábado, dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro, na Policlínica Municipal, um Mutirão de Consultas Oftalmológicas, totalmente gratuito.
Mais de Mil pacientes foram atendidos nos três dias de mutirão, onde passaram por consulta, ganharam armações de óculos gratuitamente, e tiveram ainda o benefício de pagar apenas um valor simbólico pelas lentes.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Samuel Santana, a gestão Ana Passos segue trabalhando para que parcerias como essa, continuem trazendo atendimentos importantes, terminando com a demanda reprimida. "O foco da gestão municipal é ofertar a população todos os atendimentos em saúde necessários, quando é uma demanda que não temos disponível no município procuramos realizar mutirões, encaminhar para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e assim garantir o atendimento da população diante das suas necessidades", destaca o secretário.
Amanda Oliveira foi uma das atendidas no mutirão e aprovou a iniciativa. "São muito importantes essas ações, ajuda muito a quem não tem condições. Gostei muito e já escolhi a minha armação", disse Amanda. Já dona Maria de Jesus veio de Riacho do Paes para fazer sua consulta oftalmológica e saiu muito satisfeita. "Fui bem atendida por toda equipe da Policlínica como sempre, fiz minha consulta que estava precisando, ganhei a armação e vou pagar um valor bem em conta pela lente", declarou.
De acordo com a representante do Inarv, Rosa Maria Moura, além dos exames, acesso às armações e lentes por um valor simbólico, os pacientes também são encaminhados para cirurgia em caso de necessidade. "As pessoas chegam aqui são atendidas pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, fazem a consulta e exames, são encaminhadas para cirurgia caso precise, quando terminam ganham a armação e pagam um valor simbólico pelas lentes. Tudo fruto da parceria da Prefeitura de Sento-Sé com o Instituto Inarv", pontuou Rosa Maria.
Importante - A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente pois, cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio. Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira. Doenças como hipertensão e diabetes podem provocar o aparecimento de sintomas oculares e requerem acompanhamento constante.
Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE | Fotos: DPJ Filmes
2 comentários
04 de Sep / 2023 às 14h51
Srs leitores. O que me chamou a atenção na matéria, foram, atendimento a mais de 1000(mil) pacientes, em 3 dias. O outro detalhe e, que não entendir de jeito nenhum, foi que atendimento GRATUITO, como? Isso é peculiar de administração de cidade provinciana, que a todo momento, quer viver enganando população. Nada é de gratuito, são os nossos recursos, enquanto cidadão, que obrigatoriamente, seriam/deveriam ser investido em prol da população. Uma cidade, que a boca pequena, falam que não tem LUVAS, para profissionais da saúde, imagina fazer o que foi postado.
04 de Sep / 2023 às 14h56
Srs leitores. Citei luvas, mas, tem também, várias intervenções na infraestrutura da cidade, que estão quando não paralisadas, andamento passo de tartaruga, devagar quase também parando. Sento Sé, não tem dono, ela pertence ao povo , e, em seu nome, tem que ser voltada todas as atenções rumo ao verdadeiro progresso.