Comitiva comandada pelo secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, visitou, nesta quinta-feira, dia 31/8, as obras do frigorífico e da unidade de comercialização de animais de pequeno porte no município de Casa Nova, no extremo-norte da Bahia. Os equipamentos, que estão sendo construídos com recursos do Governo do Estado, vão beneficiar a cadeia produtiva da pecuária local. A iniciativa é parte do projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).
Somente de caprinos e ovinos, o município de Casa Nova conta com mais de 1 milhão de cabeças, que são comercializadas em feiras livres e abatidos, na maioria das vezes, fora dos padrões sanitários. O centro de comercialização de animais tem um valor de R$ 221.117,00 e o matadouro de R$ 618.382,31.
"Considerando o rebanho de outras cidades do Vale do São Francisco, como Uauá, Curaçá, Juazeiro e Remanso, por exemplo, devemos ter mais de 2 milhões de cabeças de caprinos, ovinos e suínos e, até hoje, esses os criadores não contam com um local apropriado para vender, comprar, abater e estocar a produção, mas essa realidade está próxima de ser superada", destacou o secretário Tum durante a vistoria às obras.
Acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, do secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, do prefeito Wilker Torres, e de integrantes da cooperativa de produtores que fará a gestão do espaço, o secretário Tum destacou que cerca de 1100 famílias devem ser beneficiadas diretamente com o centro de comercialização e o abatedouro, que trará melhores condições de trabalho para criadores de toda a região.
GOV Bahia
0 comentários