Líderes comunitários de residenciais do "Minha Casa, Minha Vida" participaram, na manhã desta sexta-feira (25), de uma capacitação sobre acesso à justiça, constituição de associação e cooperativismo.
A formação, que aconteceu no Auditório Brasinha foi viabilizada pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).
A líder comunitária do Residencial Juazeiro I, Iara Santos, conta que o momento formativo foi de grande valia para a população ter ferramentas para lutar pelos direitos. "Tiramos muitas dúvidas tanto sobre quais situações podemos recorrer à defensoria pública e também sobre as questões práticas para formar uma associação comunitária", disse Iara Santos.
Para a defensora pública Paula Almeida, coordenadora da 5ª Defensoria Pública Regional, estes encontros facilitam o acesso à justiça garantido à população carente e vulnerável. "Fico muito contente pela parceria com a Diretoria de Habitação, o objetivo é que estes líderes comunitários sejam agentes multiplicadores e tenham em mãos o conhecimento necessário para buscar seus direitos", relata Paula Almeida.
A advogada previdenciarista, Luiza Nandhiala, abordou temas como formação de associações comunitárias, requisitos para constituição e extinção da associação. Já o contador e coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Unibras, Carlos Correia, palestrou sobre o associativismo e o cooperativismo como importantes instrumentos para a sociedade e benefício para a comunidade local.
Autonomia
A iniciativa tem a finalidade de promover inclusão social nos projetos habitacionais do programa "Minha Casa, Minha Vida" tornando os moradores agentes de promoção de igualdade em suas comunidades. A superintendente de políticas sociais, Janileide Pereira, destaca o compromisso da gestão municipal com as políticas sociais. "Este projeto é um desejo da prefeitura Suzana Ramos e do secretário Fernando Costa, nós criamos o vínculo com os comunitários dos residenciais e o capacitamos para que eles tenham autonomia para conquistar seus direitos", pontua Janileide Pereira.
Matheus Oliveira/PMJ | Fotos: Edinázio Dias
0 comentários