A Companhia Mamulengo de Sobradinho realizou na última quinta-feira (17) na cidade de Canudos, no sertão da Bahia, uma de suas mais importantes apresentações feitas durante esse ano de 2023.
O espetáculo aconteceu no auditório do Memorial Antônio Conselheiro por ocasião de um encontro de preparação da 36ª Romaria de Canudos.
Durante a apresentação os bonecos da Companhia que há 30 anos atuam na região da Terra da Barragem, mostraram de forma muito engraçada todo o contexto histórico, modo de vida do povo sertanejo que no final do século XIX, fundou o Arraial de Canudos, liderado pelo beato Antônio Conselheiro. Uma experiência pautada na organização, partilha e solidariedade que foi destruída pelo exército brasileiro em 1897.
O presidente do Instituto Popular Memorial de Canudos, IPMC, (entidade que promove a Romaria de Canudos), Vanderlei Leite, disse que a apresentação do teatro de bonecos da turma de Sobradinho pode ser mais uma forma cultural e didática para ajudar a recontar a História de Canudos a partir da experiência do povo que mostrou para todo o Brasil, que quando os pequenos se unem e se organizam, encontram formas de superar desafios e trilhar caminhos para se libertar de todo tipo de opressão, como foi na experiência de Canudos. "Queremos mais apresentações da Companhia aqui em Canudos na Feira Literária que acontece em setembro próximo e, principalmente na 36ª Romaria que será realizada entre os dias 05 a 08 de outubro", disse Vanderlei.
A professora Maria Rita, uma das fundadoras da Companhia, lembrou que os bonecos têm toda uma capacidade de transmitir assuntos tão importantes como a História de Canudos, de uma forma didática e que muito atrai os que assistem aos espetáculos. A artista de Sobradinho vislumbra com entusiasmo a possibilidade de juntamente com os demais membros dessa "trup" de estar retornando a Canudos para realização de oficinas sobre confecção de bonecos e, logicamente, com mais apresentações na Terra de Antônio Conselheiro.
Ascom
0 comentários