Está no ar a segunda edição da campanha Rádio: uma história que já dura um século. Durante 15 dias, a equipe da Rádio Câmara convidou os cidadãos que visitavam a Casa a contar sua história com o rádio. Foram mais de 200 depoimentos, que foram selecionados, editados e agora estão disponíveis no portal.
A primeira edição da campanha, que também está no portal, traz depoimentos de profissionais que ajudaram a colocar a Rádio Câmara no ar, em 1999, e de emissoras parceiras, que levam o conteúdo produzido pelo veículo da Câmara a todas as regiões do País. Todo o material produzido pela Rádio Câmara é público e gratuito.
Exposição
Também em comemoração aos 100 anos do rádio, a mostra "Rádio: Centenário e Antenado" foi lançada em versão digital. A mostra conta como o pioneirismo do padre inventor Roberto Landell de Moura, a curiosidade de engenheiros da Rádio Clube de Pernambuco e o idealismo do educador Edgard Roquette-Pinto transformaram o destino do rádio, que nasceu como uma ferramenta de tecnologia militar e comercial e tornou-se um veículo de informação e cultura.
Três áudios relatam momentos importantes da história do rádio no Brasil: o primeiro traz Roquette-Pinto falando da criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, em 1923; o segundo trata da abertura da primeira edição de A Hora do Brasil, em 7 de setembro de 1938; e o terceiro registra a entrada da Rádio Câmara no ar, em caráter experimental, em 1999.
Ascom Câmara dos Deputados | Foto: Freepik
0 comentários