Foto de Daniel Salcius na Unsplash
Andar de bicicleta é uma excelente forma de curtir um passeio, ser fisicamente ativo, melhorar sua qualidade de vida e compartilhar momentos únicos com seus seres queridos.
Existem muitos tipos de bicicletas no mercado, por isso, como escolher a ideal? É necessário considerar vários fatores, como o terreno onde será usada, o orçamento disponível e o tamanho da bicicleta, entre outros.
Como escolher a bicicleta ideal
Para poder usufruir de todos os benefícios do ciclismo, é necessário encontrar a bicicleta ideal. Isso vai depender do gosto de cada pessoa, e também do tipo de ciclismo que se pretende fazer.
O tipo de bicicleta, seu tamanho e o orçamento disponível são alguns dos elementos mais importantes para considerar na hora da compra de uma nova bicicleta.
Tipos de bicicletas
Existem muitos tipos diferentes de bicicletas. Entre as mais comuns estão as bicicletas de cidade, de estrada, de montanha e híbridas, entre outras.
Identificar o tipo de ciclismo que se deseja fazer, considerando as características do terreno, ajudará a escolher o tipo de bicicleta adequado. A seguir, as características desenvolvidas para cada modelo:
Bicicletas urbanas
As bicicletas urbanas, como o próprio nome indica, foram desenvolvidas para serem usadas na cidade. São mais usadas por pessoas que se deslocam para o trabalho ou para qualquer outro local sobre duas rodas.
Existem diferentes tipos de bicicletas urbanas, como as dobráveis, as elétricas e as tradicionais.
As bicicletas dobráveis são mais caras que as tradicionais, mas têm a vantagem de poderem ser facilmente guardadas em qualquer lugar, graças ao seu tamanho reduzido quando dobradas.
Por outro lado, as bicicletas elétricas são ideais para locais onde o terreno tem subidas e descidas, pois permitem ao usuário descansar em alguns momentos, evitando a fadiga ou o cansaço.
Bicicletas de estrada
O nome de cada um dos modelos de bicicletas ajuda a identificar o uso para o qual foram criadas. As bicicletas de estrada são mais leves e aerodinâmicas, pois permitem velocidades mais elevadas.
Entre as características das bicicletas de estrada estão o guidão dobrável e os bancos altos que permitem ao ciclista adotar uma postura mais aerodinâmica.
Bicicleta de montanha
As bicicletas de montanha, também conhecidas como mountain bikes, são mais pesadas e o seu design é mais robusto, pois proporcionam ao ciclista toda a segurança e conforto necessários para circular em terrenos irregulares.
Essas bicicletas têm também diferentes tipos de marchas que podem ser ajustadas de acordo com o tipo de terreno, bem como suspensão total para evitar impactos duros nos terrenos mais complexos.
Os modelos de bicicletas de montanha podem ser mais caros do que outros, mas para as pessoas que vivem em regiões montanhosas ou que gostam de expedições de BTT, são ideais e necessárias.
Bicicletas híbridas
Por último, as bicicletas híbridas ou bicicletas de fitness são concebidas para treinar e pedalar em terrenos muito diferentes.
As suas principais características incluem uma posição de condução vertical, rodas de grande diâmetro, mudanças de velocidade, entre outras. Ao contrário das bicicletas de montanha, as bicicletas híbridas não têm normalmente suspensão e são ideais para quem quer treinar a andar de bicicleta.
Tamanho do pneu
Além dos diferentes tipos de bicicletas, também é possível encontrar diferentes tamanhos, que são definidos no tamanho da roda. Os diferentes modelos de bicicletas para adultos variam entre 21 e 29 rodas.
O tamanho da roda da bicicleta determinará o conforto de uso e a estabilidade da bicicleta para o ciclista. Portanto, é fundamental escolher o tamanho ideal dos pneus.
Em função da altura do ciclista
Um dos fatores que deve ser considerado na escolha do tamanho ideal da roda é a altura do ciclista. Uma bicicleta não é a mesma para alguém com 1,50 metros de altura e para alguém com 1,90 metros.
Por isso, é fundamental considerar os diferentes tipos de rodas disponíveis e a forma de escolher a mais adequada. Para as pessoas que têm entre 1,50 m e 1,65 m de altura, é aconselhável um pneu 26. Por outro lado, para as pessoas que têm 1,70 m de altura ou mais, o ideal é um pneu 29.
Em função do uso
Além de considerar a altura de cada pessoa, o pneu também deve ser escolhido de acordo com o uso previsto para a bicicleta. Para uso urbano, as rodas 26 são as mais comuns.
Para os amantes da velocidade e que pretendem comprar uma bicicleta de estrada ou de montanha, o ideal será escolher uma roda 29. Também é possível encontrar bicicletas especiais com rodas menores, que são usadas para manobrar.
Orçamento
Finalmente, outro fator importante para considerar na hora da compra da bicicleta ideal é o orçamento disponível. O valor de uma bicicleta depende da marca e do tipo de bicicleta, entre outros fatores.
De um modo geral, as bicicletas de montanha ou os diferentes tipos de bicicletas elétricas são normalmente mais caras do que outros modelos, como as bicicletas de cidade. Mas tudo depende também da marca de cada uma delas.
É aconselhável dispor do orçamento necessário para investir em uma bicicleta de boa qualidade, porque elas garantem durabilidade. Com a manutenção e os cuidados necessários, uma bicicleta pode ser usada durante muitos anos.
Foto de Daniel Salcius na Unsplash
0 comentários