O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, criticou nesta quinta-feira (10) a morte de inocentes por policiais. Em cerimônia no Rio de Janeiro, ele afirmou que pobres não podem ser confundidos com criminosos.
"O povo da periferia precisa ser tratado com respeito para que nunca aconteça o que aconteceu com um menino que foi assassinado por um policial despreparado", disse Lula.
"A gente não pode culpar a polícia, mas a gente tem que dizer que um cidadão que atira num menino que já estava caído é irresponsável e não estava preparado do ponto de vista psicológico para ser policial."
Segundo Lula, o governador e o presidente precisam trabalhar juntos para criar condições para que a polícia seja eficaz no combate ao crime. "Mas, ao mesmo tempo, essa polícia tem que saber diferenciar o que é um bandido do que é um pobre que anda na rua", disse o presidente, que estava no mesmo palco do governador fluminense Cláudio Castro, durante evento na zona oeste da cidade.
O presidente fez o mesmo comentário em sua conta no X, antigo Twitter, citando a morte do menino Thiago Menezes, de 13 anos. O adolescente morreu durante operação policial na última segunda-feira (7), na Cidade de Deus, na zona oeste do Rio.
Agência Brasil | Foto: Tomaz Silva
3 comentários
10 de Aug / 2023 às 18h45
A imprensa de todo jeito querendo cobrir esse homem
11 de Aug / 2023 às 00h17
Srs leitores. Esse Sr, só tem falado besteira, se utilizando do cargo, para continuar fazendo política de baixo nível, joga para a plateia e, discursa para os analfabetos, especialmente os políticos. No seu 1° mandato, teve oportunidade de fazer mudanças, tinha maioria no congresso, não fez, ficou por 14 seguidos anos no poder, até parece que é pela vez primeira. Os bandidos piores, são os que desviam recursos públicos, falta para educação, saúde e segurança pública, o que vemos e, com precedência, tendência é piorar.
11 de Aug / 2023 às 09h28
A forma que a polícia entra nas comunidades não é da mesma forma que entram em condomínios de luxo. Sabemos que é verdade! Existe muitos bandidos em bairros pobres, mas o seus chefes estão é nos condomínios de luxo( Juazeiro que diga). A polícia é super importante, mas é verdade que ela só enfrenta os mais pobres infelizmente. Muitas vezes diferenciar o certo do errado é difícil, porém, na dúvida não atire; a não ser que esteja sofrendo com ameaça direta a sua própria vida, isso é ensinado no curso eu sei muito bem disso, "se não acha o cabeludo não precisa atirar no careca''. Que é PM sabe..