A Comissão Pastoral da Terra (CPT) – Regional Bahia irá realizar, na próxima terça-feira (15), o lançamento do Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2022, que traz dados alarmantes sobre a violência no campo no país, durante o último ano. O lançamento acontecerá a partir das 14h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/BA), localizado nos Barris, em Salvador (BA).
O evento contará com a presença de agentes da CPT Bahia e de integrantes da Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais (AATR) e do Grupo de Pesquisa Geografia dos Assentamentos na Área Rural (Geografar/UFBA) que irão apresentar os dados dos conflitos e analisar os contextos da violência no campo no estado baiano.
O lançamento contará ainda com depoimentos de integrantes do Movimento de Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) e de comunidades rurais atingidas por conflitos.
De acordo com o Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno (Cedoc-CPT), em 2022 foram registradas 2.018 ocorrências de conflitos no campo no Brasil, envolvendo 909.450 pessoas e 80.165.751 hectares em disputa. Na comparação com os números de 2021, no qual se registrou 1.828 ocorrências de conflitos, houve um aumento de 10,39% no número total.
Na Bahia, os conflitos no campo têm crescido nos últimos dez anos, especialmente, no período recente do Governo Bolsonaro. O estado é o terceiro mais conflituoso do Brasil, ficando atrás somente do Pará e do Maranhão, que fazem parte da Amazônia Legal.
O lançamento do Caderno de Conflitos no Campo Brasil 2022 é organizado pela CPT Bahia, AATR e Geografar/UFBA, com o apoio da Comissão Especial da Reforma Agrária e do Direito Humano à Terra e ao Território da OAB Bahia.
Ascom CPT
0 comentários