O ministro Luis Roberto Barroso foi eleito, nesta quarta-feira (9), para o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A partir do final de setembro, Barroso vai comandar a Corte pelo período de dois anos. O STF informou que a posse será no dia 28 de setembro.
A eleição do ministro foi realizada de forma simbólica pelo plenário da Corte. Atualmente, Barroso ocupa o cargo de vice-presidente e seria o próximo integrante do STF a presidir o tribunal.
Barroso assumirá o cargo após a ministra Rosa Weber, atual presidente, deixar o cargo. Em setembro, a ministra completará 75 anos e atingirá a idade para aposentadoria compulsória. O próximo vice-presidente será Edson Fachin.
Ao ser saudado pela eleição, Barroso declarou que será honroso chefiar o Judiciário brasileiro. "Recebo com imensa humildade essa tarefa que me é confiada e consciente do peso dessa responsabilidade. Pretendo dignificar a cadeira", afirmou.
A saída de Rosa Weber permitirá que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça a segunda indicação para a Corte no terceiro mandato dele. O primeiro indicado foi o ministro Cristiano Zanin.
Agência Brasil | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom
2 comentários
10 de Aug / 2023 às 07h20
PERDEU MANÉ .DERROTAMSO O BOLSONARISMO ,ESSAS SÃO AS CREDENDENCIAIS PARA SE CONSEGUIR MAIS PODER . ESTAMOS NO BRASIL REVERSO ; O CERTO SOFRE SANÇÕES E PRIVAÇÕES , O ERRADO GANHA PODER CADA VEZ MAIS , ISSO MESMO ,PODER , POIS NÃO CABE A PALAVRA BENECIAS
10 de Aug / 2023 às 09h56
aquele mesmo de eleição nao se ganha , se toma?