Com o objetivo de expandir o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), lançou nesta quarta-feira (9) o Programa 'Ciam Itinerante'.
O objetivo do programa é levar os serviços do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), da Sedes, às mulheres que estão sob medida protetiva e são acompanhadas pela Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, mas que não têm como ir ao CIAM para receber a assistência.
O lançamento do programa aconteceu na sede do CIAM e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Fernando Costa, do promotor da 9ª Promotoria de Justiça de Juazeiro, Samuel de Oliveira Luna, da delegada da mulher, Licelma Bonfim, da superintendente de Políticas Sociais da Sedes, Janileide Pereira, da comandante da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, Jeane Marques, e da comandante da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, Tenente Tatiane Carvalho.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Fernando Costa, o programa amplia o atendimento que é prestado às mulheres. "Este é um momento ímpar, juntamente com a Promotoria para melhorar ainda mais a assistência à mulher mais vulnerável. O CIAM Itinerante é um plus da gestão Suzana Ramos à rede de enfrentamento da violência contra a mulher", destacou o secretário Fernando Costa.
O CIAM Itinerante surgiu em reunião entre a Sedes com a 9ª Promotoria de Justiça de Juazeiro. "O CIAM já presta um serviço louvável inclusive é uma das entidades que fazem parte da nossa rede de enfrentamento à violência doméstica em Juazeiro. No aspecto da violência doméstica, a mulher já fica muito fragilizada e estamos lidando muitas vezes com pessoas carentes que não têm como se deslocar ao CIAM. Sugeri muito humildemente ao secretário que aderiu à ideia e hoje está inaugurando a implementação desta dinâmica de atuação do CIAM", disse o promotor Samuel de Oliveira Luna.
A comandante da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, Tenente Tatiane Carvalho, celebrou a implantação do CIAM Itinerante, um serviço que anda lado a lado com a Ronda Maria da Penha. "A Ronda Maria da Penha tem sentido a necessidade deste apoio da rede. Damos a assistência policial à mulher vítima de violência, através da medida protetiva, porém muitas vezes elas precisam não apenas da segurança policial, mas de um psicólogo para resolver a demanda social, do assistente social para direcionar os auxílios, de orientações jurídicas. Este programa é excelente, vai ajudar muitas mulheres em Juazeiro que ainda estão presas neste ciclo da violência", ressaltou a comandante da Ronda Maria da Penha.
No CIAM Itinerante as mulheres terão acesso ao atendimento com assistente social e assistência psicológica. A coordenadora do CIAM, Sônia Lima, explica que o CIAM Itinerante será voltado para alguns casos específicos. "O CIAM Itinerante caminha junto à Ronda Maria da Penha, atendendo aquelas mulheres que estão sob medida protetiva e que já são assistidas pela Ronda. São, por exemplo, mulheres vítimas de violência doméstica ou de gênero, com deficiência ou mobilidade reduzida", explicou Sônia Lima.
Amanda Franco – Ascom Sedes/PMJ | Fotos: Pedro Angelo
0 comentários