Sento-Sé está entre as cidades da Bahia que alcançaram avanços positivos relacionados ao índice de mortalidade infantil da Bahia. Conforme dados estatísticos divulgados no Censo 2022 do IBGE, tendo como base o ano de 2020, o município tem 12.02 óbitos a cada mil crianças nascidas, enquanto o estado contabiliza o óbito de 14.34 crianças antes de completar um ano de vida.
Os números mostram resultados ainda mais positivos se comparados às estatísticas do ano de 2016, quando o município apresentava um índice de 24.81, mais que o dobro do alcançado em 2020. A atual gestão municipal assumiu a Prefeitura de Sento-Sé em 2017, de lá para cá o índice só sofreu reduções.
A prefeita Ana Passos comemorou o resultado positivo alcançado e destacou os investimentos da gestão que tornaram possível a conquista. "A redução dos índices de mortalidade infantil envolve uma série de fatores ligados à saúde, assistência social, educação, infraestrutura, entre outros. Podemos destacar entre as ações desenvolvidas na nossa gestão, para essa a conquista, o aumento do acesso ao saneamento básico (água e esgoto tratados), a oferta de serviços de saúde de qualidade à população de baixa renda, a intensificação na realização de campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação, do aleitamento materno. Vamos seguir trabalhando para que Sento-Sé alcance ainda mais índices positivos, nos cenários: regional, estadual e nacional, pois é isso que o nosso povo merece", destacou a prefeita Ana Passos.
Saúde – Entre os principais fatores influenciadores para o alcance desse resultado positivo estão os serviços de saúde ofertados à população como: a realização do pré-natal, do puerpério, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças através da puericultura, e muitos outros. "A orientação da prefeita Ana Passos é a de sempre fazer o melhor para o povo de Sento-Sé, e fazemos isso na saúde, não só ofertando os serviços que a população precisa, mas dando qualidade e humanização a esse serviço, e o resultado é esse a redução de um índice negativo", afirmou o secretário municipal de saúde de Sento-Sé, Samuel Santana.
Ascom/PMSSE
0 comentários