A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), lançou nesta terça-feira (8) a Campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher.
O lançamento foi na Câmara de Vereadores de Juazeiro e contou com a presença do secretário da Sedes, Fernando Costa, da superintendente de Políticas Sociais da Sedes, Janileide Pereira, da delegada da Mulher, Licelma Bonfim, da comandante da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal, Jeane Marques, e da comandante da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, Tenente Tatiane Carvalho.
De acordo com o secretário da Sedes, Fernando Costa, a realização da Campanha demonstra o compromisso da gestão Suzana Ramos com a causa. "Estamos incentivando o combate à violência contra a mulher. Temos leis para isso, como a Lei Maria da Penha, para que a gente possa combater da melhor forma e diminuir os índices de violência doméstica. É preciso empoderar e fortalecer a mulher, para que ela não fique nessa condição de violência que vai de emocional a socioeconômica. A prefeita Suzana Ramos tem trabalhado na efetivação de políticas públicas em prol das mulheres, como a implantação da Casa da Mulher Rural, o CIAM Itinerante, entre outras ações", ressaltou o secretário Fernando Costa.
O lançamento da campanha foi presidido pela única mulher eleita na Câmara de Vereadores de Juazeiro, Neguinha da Santa Casa. "Foi muito importante este lançamento aqui na Câmara de Vereadores. Precisamos trabalhar em cima da campanha do Agosto Lilás para que nossas mulheres não continuem sofrendo, para diminuir os índices de feminicídio no vale do São Francisco", destacou a vereadora Neguinha.
A delegada da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), Licelma Gomes Bonfim, ressaltou a importância de levar este tema para um local público como a Câmara de vereadores e destacou ainda o alto índice de violência contra a mulher no município. "Nossa intenção é chamar a atenção para a conscientização do combate à violência contra a mulher. A gente tem, em média, 1 mil inquéritos remetidos à justiça por ano, é um número muito grande. A procura tem sido cada vez maior. O número é tão elevado que é maior do que as quatro delegacias juntas de Juazeiro. Mas temos esperança que a situação melhore, principalmente após a inauguração da nova sede da Delegacia da Mulher em Juazeiro", disse a delegada da Mulher.
Participaram ainda do lançamento da campanha Agosto Lilás os vereadores Nalvinho, Bené Marques, Bebeto Matias, Anderson da Iluminação, Mundeco e Luciano do Vale.
Programação Agosto Lilás
No dia 15 de agosto, haverá palestra e distribuição de material informativo na Escola Municipal Argemiro José da Cruz, no bairro Argemiro, às 19h30. A equipe da Diretoria da Mulher da Sedes também irá realizar palestra e distribuição de material educativo no dia 22 na Escola Municipal Caic Misael Aguilar, às 15h. No dia 29 a programação educativa será na Igreja Missão de Siloé, no bairro Antônio Guilhermino, às 19h30. A programação da campanha Agosto Lilás encerra no dia 30 com blitz educativa em semáforos no centro de Juazeiro, às 9h, conscientizando a população, de pedestres e motoristas sobre o combate à violência contra à mulher.
Violência contra a Mulher
A Campanha Agosto Lilás conscientiza a população para combater a violência doméstica e de gênero contra a mulher e marca os 17 anos da Lei Maria da Penha, celebrada no dia 7 de agosto. Existem cinco tipos de violência contra a mulher: física, moral, sexual, patrimonial e psicológica. A temática é comum e precisa ser abordada constantemente.
Juazeiro possui uma rede de proteção de enfrentamento à violência onde mulheres vítimas de violência podem buscar: Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM), Delegacia Especializada de Assistência à Mulher (DEAM), Diretoria da Mulher, que fica no anexo da Sedes, na Orla I de Juazeiro, Ronda Maria da Penha da Polícia Militar, Patrulha Municipal Maria da Penha pelo 153 ou (87) 98153-2006, da Guarda Civil Municipal (GCM), Disk 180, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Amanda Franco – Ascom Sedes | Fotos: Ícaro Alexandre
0 comentários