A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), segue investindo na formação continuada dos educadores da Rede Municipal de Ensino. Nesta semana foi a vez dos professores da Educação Infantil e do 5º ano do Ensino Fundamental participarem da formação.
Para os professores da Educação Infantil a formação teve como objetivo fortalecer a proposta do 'Projeto Didático Pachamama: eu cuido, você cuida e juntos construímos um mundo melhor', em desenvolvimento na rede municipal de educação.
Já os educadores do 5° ano tiveram um encontro focado na preparação dos estudantes para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).
A diretora de Formação da Seduc, Ana Paula Granja, falou sobre a iniciativa. "A nossa rede está em constante formação a fim de garantir a qualidade da aprendizagem. Esta semana recebemos novamente a equipe da editora Ayumana, responsável pela produção do material estruturado Toriba, utilizado com as crianças da educação infantil, para discutir a importância das experiências em relação à natureza, e também as nossas formadoras da rede, receberam os professores do 5º ano para mais uma etapa da preparação para as avaliações externas, que é o Saeb", destacou.
Educação Infantil
"Estamos aqui para apoiar os professores na compreensão das propostas do material didático, para que eles possam compreender os benefícios das aprendizagens em relação à natureza. As experiências quando são oferecidas ao ar livre, em vivência como o natural, trazem mais significado. Então, a ideia foi trazer uma reflexão para que a gente possa desemparedar um pouco as crianças e verdejar o aprender, tornar as escolas mais verdes. Compreender que essa vivência com a natureza traz benefícios no desenvolvimento emocional, cognitivo e em todos os sentidos", frisou a formadora da editora Ayumana, Juliana Didyk.
Para a professora Anne Candice, da Escola Municipal de Educação Infantil Amélia Duarte, as formações sempre trazem práticas inovadoras que contribuem para melhorar o trabalho em sala de aula. "Essas formações ajudam bastante no desenvolvimento das nossas aprendizagens, enquanto professores, e das crianças. As formadoras sempre trazem novidades que estão presentes no livro e nos ajudam a encontrar maneiras de explorar esse conteúdo com as crianças", pontuou a educadora.
Ensino fundamental
A formação destinada aos professores do 5º ano foi ministrada pelas formadoras Nadycley Coelho, Bruna Penalva e Meyre Simone e teve como objetivo discutir os descritores que atendem à prova do Saeb, a partir de uma avaliação dos simulados realizados pelos estudantes. "Nós trabalhamos os descritores que atendem à avaliação externa Saeb, com base nos resultados dos simulados, atendendo às dificuldades e as fragilidades dos nossos alunos. Então, realizamos um estudo e análise desses resultados para discutir as possíveis intervenções que serão aplicadas em sala de aula, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática", explicou Meyre Simone.
Professora da Escola Municipal Vereador Amadeus Damásio, Arlene dos Santos Bezerra, destacou a importância do encontro formativo. "Nesses encontros as formadoras trazem ideias e sugestões que nos ajudam a desenvolver as habilidades dos alunos", contou a educadora.
Eneida Trindade – Ascom Seduc/PMJ | Fotos: Pedro Ângelo
0 comentários