As secretárias da Saúde da Bahia e de Pernambuco, Roberta Santana e Zilda Cavalcanti, respectivamente, reafirmaram o compromisso de desenvolver cada vez mais a assistência à saúde nos municípios da Região Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco – Pernambuco e Bahia (CRIE PE/BA), durante a reunião da Comissão de Co-gestão da região. O encontro foi realizado nesta segunda-feira (31), em Petrolina, município de Pernambuco.
A reunião teve participação de Gestores de saúde dos estados da Bahia e de Pernambuco e dos municípios que compõem a regional.
Os pontos de pauta da reunião foram o planejamento regional integrado; a ampliação de leitos de UTI neonatal e de UTI pediátrica; ampliação de leitos de clínica médica; discussão sobre a ausência de referência para neurocirurgia na região; situação da cardiovascular e da ortopedia.
A CRIE é uma instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre os entes federativos das esferas de governo envolvidas, que se constitui num espaço de decisão por meio da identificação e da definição de prioridades. Também é fruto da organização da Rede Interestadual a implantação do dispositivo de regulação, denominado Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL), sendo a primeira experiência do Brasil.
A secretária Roberta Santana destacou os avanços e contribuições que o estado da Bahia vem dando para ampliar a assistência na região. "A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia no Hospital Regional de Juazeiro está avançando cada vez mais. No hospital estamos com obras de ampliação em curso para implantação de leitos, com destaque para os neonatais", afirmou.
GOV Bahia | Foto: Leonardo Rattes
4 comentários
31 de Jul / 2023 às 21h39
Esse povo precisa resolver a superlotação das unidades publicas, ampliar a oferta e diminuir e demência no agir. A rede peba pode ser sinônimo de tatu.
31 de Jul / 2023 às 22h27
Srs leitores.Enquanto, os municípios circovizinhos, não atentarem que, tem que atender a sua gente e, só último caso, deverá encaminhar paciente para centro de referência, Juazeiro/Petrolina, no último caso, capitais dos estados. e, governo federal e estaduais, ajudarem municípios circovizinhos, a construírem hospitais/casa de saúde, para atender a população, iremos ficar com a saúde PEBA, na sua escencia,Ruim que dói
01 de Aug / 2023 às 09h26
Que comentário babaca de juazeiro sempre ! nossos pacientes juazeirense que são atendidos via TFD na CAPITAL SSA , o município de juazeiro recessai aos atendimentos ! o mesmo ocorre com a rede PEBA - BAHIA PERNAMBUCO ,as cidades da rede pagam pelos procedimentos feito aqui na região juazeiro/Petrolina
01 de Aug / 2023 às 11h44
A VIDA É ASSIM, UNS TRABALHAM, OUTROS CRITICAM