Duas novas instituições que atuam na promoção do livro e da leitura de Garanhuns foram beneficiadas pelo projeto Caixa de Leitura dentro das ações da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) no 31º Festival de Inverno de Garanhuns.
A Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil e a Sala de Leitura Zé Pedro receberam cada uma 30 títulos do catálogo da Cepe Editora. Ao longo do FIG, o Caixa de Leitura, que estimula a doação de livros contemplou sete bibliotecas, repassando 270 livros.
Funcionando dentro do Parque Euclides Dourado, a Biblioteca Pública Luiz Brasil é uma das mais antigas de Garanhuns. Com quase 50 anos de história, atende a um público variado, sobretudo, crianças e jovens estudantes. A professora Maria Aline Alves assegurou que a doação chega em boa hora. "Vivemos de doações e os livros sempre são bem-vindos".
Fruto do sonho do professor Robério Ribeiro, a Sala de Leitura Zé Pedro começou a ser erguida em 1996 graças a muita resiliência e apoio de terceiros. Funciona no bairro Cohab 2, região periférica de Garanhuns, atendendo a crianças, adolescentes e para onde também convergem poetas da cidade em algumas atividades permanentes do espaço.
Nascido de uma família pobre, o professor Robério passou por inúmeras adversidades na vida e só não passou fome por causa do apoio de amigos da família. Para sobreviver, atuou como vigia, segurança e sempre manteve a educação e o hábito da leitura como sinalizadores. "Em um momento de grande dificuldade, pedi a Deus para me ajudar a entrar na faculdade e me tornar professor. Caso conseguisse, jamais deixaria um ser humano sem acesso à informação", afirma.
Já tendo criado duas bibliotecas comunitárias, o professor Robério fez da Sala de Leitura Zé Pedro uma oportunidade para iniciar jovens na leitura, como ações de empréstimo de livros, contações de histórias, aulas de xadrez, entre outras atividades. "Nesse país, é difícil incentivar o hábito da leitura que todo esforço sempre é válido. Esses livros farão uma grande diferença", assegura.
Além da Sala de Leitura Zé Pedro e da Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil, o projeto Sala de Leitura atendeu a outras cinco entidades de Garanhuns: Biblioteca Casa da Gente; IDC- Biblioteca Indústria do Conhecimento; Biblioteca Comunitária Professor Maurílio Campos Matos; Funase e Apae.
Desde 2021, o projeto Caixa de Leitura já entregou mais de dez mil livros para instituições de apoio à leitura em Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Interessados em participar da iniciativa podem entrar em contato através do e-mail [email protected].
Ascom Foto: Leopoldo Conrado Nunes
0 comentários