A cidade de Juazeiro, no norte do estado, será palco de duas competições estaduais de judô e da tradicional prova de triathlon Mãe Malvada, na sua quinta edição, neste final de semana.
Assim como os demais eventos esportivos amadores na capital e no interior do estado, eles contam com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
No tatame montado no Shopping Juá Garden, cerca de 700 judocas participam da Super Etapa de Judô em Juazeiro, válido pelo circuito Tour do Judô, no sábado, 29, e a Copa Judô do Vale, no domingo, 30, ambas organizadas pela Federação Baiana de Judô (Febaju). Os atletas das categorias sub-11, sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, veteranos, sênior e iniciantes realizam os duelos a partir das 10h, após as pesagens marcadas para as 8h.
O presidente da Febaju, Marcelo Ornellas, comenta que o objetivo é fomentar a prática da modalidade na região e enaltece o apoio da Sudesb. "É uma grande felicidade estarmos aqui em Juazeiro mais uma vez para realizar as duas competições. Reconhecemos a importância e a possibilidade de fortalecer o judô no Vale do São Francisco, além de agradecer o apoio do Governo do Estado, através da Sudesb, que também acreditam no esporte como ferramenta de inclusão social", pontua.
As margens do Rio São Francisco, na região que divide os estados de Pernambuco e da Bahia, recebem a quinta edição da prova de triathlon Mãe Malvada para mais de 600 atletas de todo o país e estrangeiros neste domingo, 30. Com a largada da prova oficial às 6h30, os competidores irão nadar 1500m no Rio São Francisco, pedalar 40km entre Juazeiro e Petrolina, em Pernambuco, e correr 10km. Já a prova festiva, com o propósito de incluir socialmente novos atletas no esporte, conta com a metade da distância nos mesmos locais.
A prova tem o apoio do programa de incentivo ao esporte FazAtleta, da Setre, e é uma das etapas seletivas para o Campeonato Brasileiro de Triathlon Standard, que ocorrerá no dia 26 de novembro deste ano em Salvador, com os melhores classificados podendo disputar o mundial de Málaga, na Espanha, em 2024. Ao lado das belezas naturais, o local e a estrutura montada proporcionam conforto e agradam os atletas participantes, segundo Cléber Castro, presidente da Federação Baiana de Triathlon (Febatri).
"Essas provas geralmente acontecem apenas nas grandes capitais. Mas, a Mãe Malvada sendo em Juazeiro, no sertão, é muito importante por seguir a proposta do triathlon da Bahia em interiorizar o esporte, atingindo a todos. Aqui é um caso de sucesso a 500km da capital como uma das principais provas do país. Com o apoio da Sudesb, conseguimos acolher bem os atletas em um trajeto lindíssimo e icônico", finaliza Cléber.
Demofight – A segunda edição no ano do Demofight acontece neste sábado, 29, a partir das 17h30, no Centro de Boxe e Artes Marciais, no Largo de Roma, em Salvador, onde aconteceram as pesagens nesta sexta-feira, 28. Ao todo, 25 lutas serão realizadas até o encerramento do evento válido pelo calendário da Federação Baiana de Jiu Jitsu e MMA (FBJJMMA) em 2023, por volta das 22h.
"O Demofight já é um evento tradicional do MMA baiano, que já revelou muitos talentos como Junior Cigano, Amanda Nunes, Carlos "Boi" e o atual campeão dos pesos pesados Jailton "Malhadinho". O apoio da Sudesb ao MMA baiano foi e está sendo fundamental para o crescimento e o fortalecimento da modalidade no estado, sendo a que mais cresce no país com os principais eventos de luta", comenta Evandro Nascimento, presidente da FBJJMMA.
Karatê – A capital baiana também será sede do Circuito Open de Karatê/Copa Askade 2023, organizado pela Federação Baiana de Karatê (FBK), na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Piatã, neste sábado, 29, a partir das 8h. Cerca de 250 atletas da capital e do interior disputam todas as categorias válidas pela FBK nas variações Kata e Kumitê.
Vôlei – A Copa Baiana de Voleibol Categorias de Base chega a Barreiras com sua segunda etapa neste final de semana. Com seis equipes nas categorias sub-16, três femininas e três masculinas, e 16 no sub-18, nove masculinas e sete femininas, as partidas começam a partir das 9h em ambos os dias. No sábado, 29, a rodada inicia com os duelos do sub-16 em grupos únicos por categoria. Já no sub-18, a fase de grupos acontece no sábado, 29, e as semifinais e finais no domingo, 30.
Dragon Boat – O 4º Festival DragonBoat do Nordeste para Sobreviventes de Câncer de Mama acontece neste domingo, 30, no Lago do Monumento o Touro e a Sucuri, onde os organizadores recebem mulheres acometidas de câncer de mama de Alagoas, Bahia, Sergipe, São Paulo e Pernambuco, com o objetivo de incentivar, desenvolver e democratizar a inclusão dessas mulheres na adoção de hábitos saudáveis e na prática da canoagem.
Ascom Sudesb
0 comentários