Mais de 400 atendimentos foram realizados na sexta-feira (28) durante a feira de serviços na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano (CSU), localizado no bairro Alto do Alencar. A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ofertou serviços como aferição de pressão arterial, testes rápidos, vacinas, atendimento médico, teste de glicemia, preventivo, atendimento odontológico, marcações para exames de mamografia e coletas de exames laboratoriais.
O secretário de Saúde, Allan Jones, ressaltou que os mutirões são estratégias da gestão Suzana Ramos para reduzir as demandas reprimidas nas unidades. "Ainda temos uma demanda reprimida de exames e consultas especializadas em todas as unidades de saúde e essas ações desafogam as unidades, que podem se dedicar mais à saúde preventiva que é o foco da Atenção Primária", informou.
A enfermeira da unidade, Cynthia Maiara Teles Piauí, destacou a importância da Feira de Saúde, que busca também aproximar os usuários da UBS. "Nós temos uma demanda reprimida de exames laboratoriais aqui na UBS. Assim pedimos aos agentes de saúde para fazer a busca ativa desses pacientes, pois alguns deles não têm como se deslocar para os laboratórios conveniados. Além disso, a feira é uma estratégia para trazer a comunidade para próximo da UBS, para identificarmos as comorbidades dos pacientes e, assim, ajudar esses usuários", relatou.
Ana Cláudia dos Santos acompanhou a avó em uma consulta e aproveitou para fazer o teste rápido de identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's). Ela saiu satisfeita com o atendimento. "Foi muito bom. Vim como acompanhante e já tinha um tempo que minha avó queria essa consulta e hoje ela conseguiu e ainda aproveitou para aferir a pressão, fez teste de glicemia e já deixou agendada a mamografia", afirmou.
0 comentários