Representantes da Prefeitura de Sento-Sé participaram, nesta terça-feira (18), na Sede da Codevasf Juazeiro, da Reunião de Partida do Projeto de Estruturação de Concessão de Serviços de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).
A reunião marca a largada oficial do projeto desenvolvido pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), em parceria com a Caixa Econômica Federal, que administra o Fundo de Apoio à Estruturação de Concessões e Parcerias Público Privada (FEP), e visa viabilizar a construção dos Planos de Saneamento dos municípios que integram o Constesf.
A reunião que contou com representantes do Constesf, Caixa Econômica Federal, Governo Federal, prefeitos, secretários municipais e equipes técnicas das prefeituras que compõem o Constesf, teve como pauta apresentar aos envolvidos o histórico, objetivo, etapas de estruturação, método de trabalho, entre outros detalhes do projeto.
Representaram Sento-Sé no evento a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues, a procuradora geral do município, Ellen Eloi; a gerente municipal de meio ambiente, Roberta Arruda; a engenheira agrônoma e consultora, Elayne Borges; o coordenador de educação ambiental, Geraldo Cabral e o consultor do SAAE Sento-Sé, Joaquim Neto.
A concessão - Todo o processo será liderado pelo Constesf, que vai estabelecer pontos focais em cada município, assegurando que o projeto atenda às particularidades e demandas locais. Além disso, contará com o apoio de parceiros que vão proporcionar transparência, imparcialidade e suporte técnico na condução dos estudos, como a CAIXA – que administra o Fundo de Apoio à Estruturação de Concessões e Parcerias Público Privada (FEP) – cuja equipe presta assessoramento técnico ao Consórcio.
O maior desafio do manejo dos resíduos sólidos urbanos no Brasil refere-se à falta de sustentabilidade econômica e financeira para fazer frente aos investimentos necessários. Com a concessão, os municípios serão dotados de infraestrutura mínima para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a disposição final adequada dos rejeitos em aterros sanitários, com possível aproveitamento energético, associado ao encerramento dos lixões e aterros controlados.
"Esse está sendo um grande passo para Sento-Sé avançar na gestão de resíduos sólidos urbanos. Esse projeto de concessão, onde o Constesf sai na frente sendo o primeiro consórcio baiano a efetivar o projeto, vem para elevar os municípios da região para um patamar nunca antes visto no que se refere ao saneamento básico, nos equiparando às grandes capitais do nosso país e trazendo pioneirismo e uma modelagem inovadora para a região. Em Sento-Sé essa é uma área que recebe uma atenção especial na gestão da nossa prefeita Ana Passos, que inclusive já tem vários levantamentos e estudos prontos para viabilizar o Plano de Saneamento e Resíduos Sólidos do município", destacou a secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Tereza Rodrigues.
Nesta quarta-feira (19) a programação do evento continua com a realização de um Workshop no auditório da Codevasf Juazeiro.
Ascom PMSSE
0 comentários