Você que trafega pela Ponte Presidente Dutra, entre Juazeiro da Bahia e Petrolina, Pernambuco já imaginou em que data foi construída e quando foi realizado uma manuntenção? A ponte presidente Dutra completa no próximo mês, 72 anos de inauguração.
A Ponte Presidente Eurico Gaspar Dutra liga os municípios de Petrolina, em Pernambuco, e Juazeiro na Bahia, tem em extensão de 801 metros sobre o Rio São Francisco. Foi a segunda ponte em concreto protendido (concreto com fios ou cabos de aço especiais de protensão) do Brasil. O projeto feito por Eugéne Freyssinet.
O engenheiro Tibério Andrade, professor do departamento de engenharia civil da UFPE e especialista em concreto, explica que, no Brasil, ainda não existe a cultura de se pensar previamente na manutenção de pontes, o que evitaria custos mais altos voltados para obras emergenciais.
De acordo com o professor "o correto seria passar por avaliações periodicamente, já que transita um grande número de carros todos os dias?” De acordo dados o tráfego diário na Ponte Presidente Dutra corresponde a cerca de 35 mil veículos na extensão de 801 metros sobre o Rio São Francisco.
Em 2018 A redação deste Blog leu o trabalho do professor do colegiado Engenharia Civil, Anderson Henrique e David Alan, onde no ano passado, durante um evento no Recife, Conferência Nacional foi tratado uma DESCRIÇÃO QUALITATIVA DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS DA PONTE PRESIDENTE DUTRA.
O trabalho mostra que "Todas as estruturas estão sujeitas a diversos níveis de degradação, e necessitam de manutenção e reparos ao longo de sua vida útil. A ponte presidente Dutra, cuja inauguração data de 1951, une os municípios de Juazeiro/BA e Petrolina/PE, apresenta alguns sinais de que necessita passar por uma avaliação de sua estrutura, de forma a serem corrigidas algumas manifestações patológicas desenvolvidas ao longo dos anos de sua construção".
Na conferência também foi citado que "Recentemente, a Ponte passou por uma expansão, com acréscimo de duas faixas de rodagem. Função de sua idade, a ponte apresenta diversas manifestações patológicas em toda a sua extensão e vão desde a fundação ao tabuleiro (laje).
O objetivo do trabalho consistiu "na apresentação das manifestações patológicas observadas no trecho do rio São Francisco que apresenta a ponte como elemento de transição. Patologias como corrosão e armaduras expostas nas lajes do tabuleiro, ausência de tratamento de juntas nas partes antiga e nova da ponte, carbonatação e degradação no concreto dos elementos de fundação, mostrando a necessidade de manutenção corretiva na estrutura, que apesar de não se encontrar em atmosfera com maior agressividade, se encontra num estado de degradação que reduz sua vida útil".
A redação deste Blog enviou solicitação ao Dnit - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, para saber se existe alguma previsão para uma vistoria ou manutenção da Ponte Presidente Dutra nos próximos meses e qual a data e ano da última vistoria. Também via email fizemos contatos com o autor do trabalho para esclarecer outros detalhes sobre o assunto, MAS até o momento não recebeu respostas
redação redegn Foto Ney Vital
3 comentários
13 de Jul / 2023 às 10h25
as cidades de 622 mil habitantes necessitam, com urgência de outra ponte. essa ja deu,
13 de Jul / 2023 às 11h21
Será que alguém já observou a quantidade de pessoas transitando pela ponte com bicicletas, patins, skate patinetes... Seria muito em uma dessas reformas fazer uma ciclovia arrumada que nem nas pontes das grandes cidade? Afinal muita gente não tem um veiculo a combustão e opta por esses meios de transportes e a ponte não oferece estrutura nenhuma pra isso.
13 de Jul / 2023 às 13h54
Juazeirense, vc não acha q estamos falando de um problema real?