A maioria dos ministros do TSE votou, nesta sexta-feira (30/6), para tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. A decisão ocorre em uma ação de investigação eleitoral (Aije) aberta para apurar uma reunião realizada por Bolsonaro em julho do ano passado com a presença de embaixadores, em Brasília.
No encontro, o político questionou, sem apresentar provas, a integridade das urnas eletrônicas e colocou em dúvida o resultado das eleições. O plenário da corte é formado por sete magistrados. Quando quatro magistrados votam no mesmo sentido, a maioria estará formada.
No entanto, até o final da sessão, os magistrados podem mudar seu entendimento, mas é algo que não ocorre de maneira habitual. Com a confirmação da decisão, Bolsonaro fica fora das eleições de 2026 e 2030, sendo impedido de disputar qualquer cargo eletivo.
O TSE entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político por usar o cargo para obter vantagem eleitoral. A reunião, realizada meses antes das eleições de 2022, foi transmitida pela TV Brasil.
O julgamento foi retomado com voto da ministra Cármen Lúcia. Ela acompanhou o relator e decidiu pela inelegibilidade. Com isso, a corte formou maioria, com quatro votos a favor da inelegibilidade.
Correio Braziliense Foto Agencia Brasil
4 comentários
30 de Jun / 2023 às 12h47
Um dia histórico!!!!!!!! A justiça sendo feita......
30 de Jun / 2023 às 13h49
Um ex-presidiario no poder e um questionador condenado. Vergonha do meu Brasil...
30 de Jun / 2023 às 15h27
tchau querido ! taok ! quase que leva o BRASIL A RUINA JUNTAMENTE COM os filhos caso viesse ser presidente estariamos sacifufu ! GENTE DE NOME E PRESTIGIO NO BRASIL QUE VOTOU no minto no 1º MANADATO mostraram decepicionado com a condução do BRASIL a um estado CRITICO E GOLPE ! GRAÇAS A DEUS ESTAMOS LIVRE DESTA BESTA ! SOBROU E FICOU OS bestinhas defensores do indefensável
01 de Jul / 2023 às 17h52
Engraçado como os luláticos não se olham pra si pelo o comunismo cegar a frente! Resumindo: pulem e rebolem, mas não se esqueçam q o voto da direita é da direita! Qualquer candidato na próxima eleição q vier vai t o voto da direita e ponto final! Já o Lula de vcs condenado por corrupção mas saiu por seus aliados no amplo esgoto de toga