O Transforma Petrolina, programa de voluntariado criado pela Lei Municipal nº. 3.379/2021, comemora o sucesso da 2ª edição do São João Solidário 2023.
A programação englobou pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como: Cidadania, Parcerias e meios de implementação, Geração de Renda, Combate à pobreza, Igualdade de gênero e Redução das desigualdades. O projeto se consolida no município com a missão de conectar vidas através da solidariedade.
De acordo com os números divulgados no Relatório de Atividades do São João Solidário, que mostram de forma objetiva o balanço completo, foram arrecadados três toneladas de alimentos não perecíveis através das ações "Fã Solidário" e "Ingresso solidário" e das doações entregues durante o Concurso de Quadrilhas, e pela iniciativa privada, servidores da prefeitura e comunidade em geral. O relatório também apresenta o sucesso do projeto Fã Solidário, realizado em parceria com o Camarote Lounge PNZ que sorteou, diariamente, dois ingressos para o camarote do São João com direito a um acompanhante. Ao todo, foram entregues 36 ingressos para o público que doou 1kg de alimento e interagiu nas redes sociais do programa.
O São João Solidário contou também com o "Curso de Empregabilidade para Mulheres", em parceria com o SENAC, Fabiana Rolim e Editora Mulher. A atividade certificou mais de 60 mulheres que participaram do evento, que foi oferecido para capacitar e estimular o desenvolvimento de oportunidades para aquelas que desejam criar o próprio negócio. Ao final, cada participante recebeu uma cesta básica doada pela "Empresa do Bem" Bar do Gaúcho.
Entre as ações do São João, também pode ser incluído o Forró do Vovô, que foi um evento pioneiro na cidade. A iniciativa reuniu mais de 300 idosos da comunidade e aqueles que são assistidos por instituições de Longa Permanência e pelos Centros de Referência de Assistência Social (CREAS's). O projeto ainda contou com a Colab Solidária, montada na Villa São Francisco, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, para vender produtos de cinco instituições sociais da cidade com o objetivo de apoiar o trabalho e fortalecer o empreendedorismo social no município durante os festejos juni
O São João Solidário realizará ainda o Leilão Solidário. Nesta edição, o projeto conta com 22 peças que foram doadas pelos artistas que se apresentaram no São João de Petrolina. A atividade está prevista para acontecer em julho, durante um evento presencial. As ações do São João Solidário beneficiarão 32 instituições sociais comprometidas com o desenvolvimento sustentável do município.
De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, o saldo positivo do evento fortalece e incentiva a solidariedade no período junino. "Estamos construindo um projeto solidário que será uma tradição em nossa cidade", comemora.
Ascom PMP
0 comentários