O inverno no hemisfério sul do planeta começa às 11h58 desta quarta-feira (21). Na Bahia, a estação será de temperaturas amenas, marcada pela previsão de pouca chuva e muito vento, por causa da atuação do fator El Niño.
O fenômeno tornará o inverno mais ameno, porque muda os padrões de umidade e deixa o ar mais seco, consequentemente dificultando a formação das chuvas. Quando o El Niño atua, as frentes frias não conseguem avançar e a queda das temperaturas é mais sutil.
Nesta terça-feira (20), o g1 conversou com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para entender como será o inverno no estado baiano.
"A gente tem a previsão de chuvas, de maneira geral, de normal a abaixo da média. Estamos no momento de transição de La Niña, que atuou nos últimos três anos trazendo chuva mais frequentes, para a iniciação da atuação do El Niño. Com isso, teremos uma redução de chuvas no Nordeste, e uma menor quantidade de dias nublados", explicou a especialista.
"Há uma elevação das temperaturas de maneira geral. No decorrer do inverno, ainda se mantém uma normalidade, porque é um processo gradativo, até atingirmos maiores temperaturas a partir da primavera".
A meteorologista detalha que várias partes do estado, inclusive, terão clima seco, como em Vitória da Conquista, e elevação da amplitude térmica – quando há uma grande diferença das temperaturas mínimas e máximas, a exemplo de Barreiras.
"Com menos chuva ocorrendo, as regiões do oeste e Vale do São Francisco têm condição de clima mais seco, porque não chove nesse período. Em algumas cidades, a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%. E essa condição de secura eleva a amplitude térmica, deixando as temperaturas mínimas durante a noite e a madrugada baixas, e muito elevadas durante a tarde".
Em Salvador e região metropolitana, a condição úmida está mantida, porém com chuvas muito fracas e isoladas, conforme destaca Cláudia Valéria.
"Essas chuvas fracas serão persistentes, mas o que vamos ver é muito mais nuvens do que volume de chuva em si. No geral, as temperaturas ficarão mais agradáveis em Salvador e região, só que com mais ventos, em rajadas muito mais frequentes do inverno até o início da primavera".
g1 Ba Foto reprodução Agencia Brasil
0 comentários