Randerson Leal pode voltar a assumir cadeira na Câmara de Vereadores de Salvador

Segundo o site parceiro Bahia Notícias a novela envolvendo a nomeação do vereador de Salvador, Henrique Carballal (PDT), para assumir a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) parece estar perto do fim.

Informações obtidas pelo Bahia Notícias apontam que a nomeação do pedetista para o cargo deve finalmente acontecer na próxima semana ou no mais tardar até o final de junho.

A mudança já era cogitada nos bastidores desde o final das eleições de 2022 e ganhou força neste ano. Depois que assumiu o governo, Jerônimo Rodrigues (PT) deu inúmeras declarações públicas de que queria o edil “ao seu lado” na administração estadual. 

No final de março, o suspense parecia ter um ponto final, quando Carballal usou as redes sociais para confirmar que aceitou o convite feito pelo governador para assumir a função.

Porém, havia um impeditivo legal que impossibilitava a nomeação. O decreto que regulamenta a Lei das Estatais na Bahia continha um inciso que proibia a indicação de integrantes do Poder Legislativo, como vereadores e deputados, em cargos de comando de empresas públicas. No início deste mês Jerônimo editou decreto revogando as normas, o que possibilita a ida de Carballal para a presidência da CBPM.
 
Com a ida para a presidência da CBPM, Carballal terá que se licenciar da Câmara Municipal de Salvador e assim dará lugar ao seu primeiro suplente, Randerson Leal (PDT). Randerson é filho do deputado estadual Roberto Carlos (PV) e também diretor do time de futebol Juazeirense. Seu pai é o presidente do clube. 

Fonte: Bahia Notícias