A quarta-feira (14), em Juazeiro, Bahia, amanheceu com a operacionalização da Zona Azul-Sistema de estacionamento rotativo-suspensa.
No centro da cidade a suspesão da Zona Azul é um dos assuntos mais comentados.
A suspensão foi comunicada através da Prefeitura de Juazeiro, Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT).
A REDEGN ouviu alguns motoristas e comerciantes que "avaliaram muito positiva essa medida, devido as inúmeras denuncias de cobranças de multas que provocam transtorno aos usuários que precisam estacionar carros e motos nas áreas da zona azul". Um leitor da REDEGN que pediu anonimato avaliou "que a zona azul é uma boa industria da multa e não presta serviço a população".
"A interrupção da Zona Azul neste momento, chega a ser um alívio para reflexão sobre benefícios e prejuízos causados pela prática da sua rotina em Juazeiro", disse uma fonte da REDGN.
Um dos questionamentos é quanto é arrecado pela emprensa em Juazeiro e quem é o dono da empresa. Oficialmente a REDEGN não conseguiu obter essa informação. A empresa Sinalvida Juazeiro Soluções Viária SPE/SA é a responsável pela operacionalização da Zona Azul.
A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da CSTT de terça-feira (13), e se dá devido a instauração de processo administrativo contra a empresa em razão de irregularidades na prestação de serviço à população.
A suspensão preventiva acontecerá pelo período de 30 dias, prazo de tramitação do processo e logo após será comunicada a decisão final.
A prefeita Suzana Ramos destacou que esse é um passo importante para o ordenamento urbano e desenvolvimento do município. “O nosso compromisso quando assumimos a gestão municipal foi o de trabalhar para a construção de uma nova Juazeiro e essa notícia representa uma importante conquista dentro desse contexto. O juazeirense precisa de uma cidade ordenada e com serviços ofertados com qualidade e sem ferir os direitos da população”, destacou a prefeita.
Com a suspensão da empresa, a fiscalização da CSTT será redobrada, para que os condutores respeitem as regras de trânsito, bem como os estacionamentos de pessoas idosas e com deficiência.
A CSTT solicitou que a população continue respeitando as regras de trânsito, pois a nossa fiscalização será redobrada para manter a ordem na cidade.
redação redegn
12 comentários
14 de Jun / 2023 às 11h30
É verdade !a população JUAZEIRENSE quer saber quem é o empresário responsável por esta exploração da zona azul e quanto ela arrecada dos proprietário de veículos em JUAZEIRO! o Povo quer ficar informado a respeito.
14 de Jun / 2023 às 11h51
Zona azul, "ruim com ela, pior sem ela.". 1) Nao será facil estacionar no Centro da Cidade; carros ficam estacionados grande parte do dia, litando a oferta de vagas. 2) Vagas especiais sao pouco respeitadas, ou quase nunca. 3) A fiscalizaçao da CSTT ( que a Prefeita indica), seria "comica, se nao fosse tragica." Resumo: que a suspensao seja breve, o ordenamento seja efetivo e o serviço retorne rapidamente. Senao, virá o caos; repito, ruim com a Z Azul, pior sem ela. Ja vi esse filme antes. SMJ!
14 de Jun / 2023 às 12h34
Parece que acordaram pra vida. Com as vendas on line com grandes diferenças de valores, fica difícil comprar no comércio, onde vc tem que pagar zona azul e multas, contínuo comprando no mercado livre e shoppy. A produtos com 90% de diferença do comércio local.
14 de Jun / 2023 às 14h22
Srs leitores. Infelizmente, nós enquanto sociedade, não atentamos, para o respeito aos outros, e, achamos que só eu, eu, e eu, tenho que utilizar ao meu modo, dos espaços públicos, aí, diante do conflito e, da necessidade de outras pessoas, fazerem uso do espaço, e, como as normas, são feitas para regular comportamento da sociedade, se cria isso, que na sua grande maioria, só quem se beneficia, é o empresário e, o político idealizou tal cobrança. No caso em questão, não tenho conhecimento, da real situação, mas, comentários, de que o município, tinha 12% do total arrecadado pela empresa. No go
14 de Jun / 2023 às 14h31
No governo passado, a ideia, era expandir cobrança até ruas próximas ao Fórum, mas, diante do reclamo da sociedade, não foi concretizada, até pavimentada as ruas, o que entendo absurdo, e, resposta do povo, foi dada nas urnas em 2020, tirando do poder político, quem não cuidava verdadeiramente da cidade. Eu, particularmente, por isso e, por vários outros motivos, ajudei a eleger a atual gestora, óbvio, esperançoso de uma gestão voltada para povo, inclusive, que reavaliasse, ao menos esse assunto, continuou mesma, depois, suspendeu cobrança de algumas ruas centro da cidade, mas, ainda esperando
14 de Jun / 2023 às 14h39
Esperando ação mais concreta sobre, ao ponto de até dias sábados, observar empresa, com funcionários na orla e rua Oscar Ribeiro, fazendo cobrança estacionamento rotativo, e, ficava me perguntar por qual motivo, se finalidade é para que, em locais muito movimento, espaço público, seja utilizado por todos, mas, nesse caso, sábado, sem movimento intenso, qual motivo, da gestão, não colocar só locais da área bancária e, algumas poucas ruas no entorno. Agora, tem esse anúncio, Deus queira, que continue assim, que cidadão, faça o bom e, consciente uso espaço público, que é de todos.
14 de Jun / 2023 às 14h44
Consciente uso do espaço público, que é de todos nós. Se por um acaso, retorne a cobrança da Zorra Azul, que seja de maneira melhor detalhada, locais necessários, preço mais baixo, pois, chega de trabalharmos, para pagar impostos/encargos e afins, inclusive, salários de políticos todos, que muitas das vezes, não cumprem com missão, que é defender a sociedade.
14 de Jun / 2023 às 15h12
Cidade que nunca vai pra frente... onde motorista não saber fazer um contorno, não obedece placa de dê a preferência. Se a tal indústria da multa funcionasse como alegam, não havia essa zona que é o trânsito da cidade, pois com medo de ser multado muitos iam respeitar as regras de trânsito.
14 de Jun / 2023 às 15h22
a pergunta que n quer calar: quem vai fiscalzar? dos 28 guardinhas, 11 estao com cargo na cstt, fora umas duas guardinhas que sao mortinhas da silva.
14 de Jun / 2023 às 16h17
O que o Município ganha com esse zona azul???? Qual o percentual que é arrecadado que vai para o município???? Além da zona azul .nos cobrar aquilo q já pagamos p ter o direito de ir e vir, parar e estacionar, ainda tem esses franelinhas q temos q pagar p eles não arranhar nosso carro ou moto. Tem q tomar providência sobre esses franelinhas, pq quando é uma,mulher eles intimidam, ameaçam , ou coisa pior.
14 de Jun / 2023 às 17h51
Espero acontecer a mesma situação em Petrolina.
27 de Dec / 2023 às 08h55
Eu mesmo deixei de fazer compras no centro de juazeiro por conta que paguei a zona azul e depois apareceu uma multa no mesmo dia