A data mais emblemática da luta dos baianos pela independência do Brasil chega aos seus 200 anos em 2023, e será celebrada com diversas ações pelo Governo do Estado.
A programação que marca as comemorações do Bicentenário do 2 de Julho será anunciada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (13), às 17h30, durante cerimônia no Palácio da Aclamação, no Campo Grande. O evento contará com a presença de autoridades, estudiosos, artistas e outras personalidades.
Ao longo de todo este ano, as ações terão foco na territorialização da agenda com atividades em diversas cidades que fazem parte da história de luta pela Independência. Uma delas é a Rota "Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade", percurso que passará por 16 municípios, no período de 14 de junho a 14 de julho, levando seminários, palestras, aulas públicas, inaugurações de marcos históricos e serviços de unidades móveis estaduais.
O Plano de ações envolve diferentes secretarias e órgãos de Estado, e prevê também a realização de ações cívicas, pedagógicas e artístico-culturais em Salvador, em todos os 27 territórios da Bahia, na capital federal Brasília, e ainda em Buenos Aires, na Argentina. O objetivo é deixar um legado para o estado, além da internacionalização da memória desse importante marco histórico para o Brasil.
Ainda está previsto um conjunto de monumentais comemorativos de personalidades heroicas, que participaram das guerras pró-independência, assinados por um artista plástico, que seguirá em exposição itinerante pelo interior da Bahia. Além disso, estão previstas festas e feiras literárias com a temática do Bicentenário ao longo do ano, em vários municípios. A capital baiana ainda vai ganhar intervenções artísticas com a realização do projeto Grafitagem nas Encostas, que será realizada por coletivo de artistas grafiteiros, homenageando os heróis e heroínas da Independência.
Já está em andamento o Edital Diálogos Artísticos, que vai selecionar 116 propostas artísticas de todos os territórios de identidade da Bahia, com participação ativa das escolas. Ainda na área de educação, o Festival Educacional da Independência do Brasil na Bahia prevê atividades artísticas envolvendo a comunidade escolar e o seu entorno, com apresentação de fanfarras, passeatas, carros de som, desfiles, caminhadas, cortejos e saraus em praça pública.
GOV Bahia
0 comentários