Dentro das ações do projeto Escolas Campeãs, executado pela Prefeitura de Petrolina nas unidades da rede de ensino, e tem como objetivo o fortalecimento do processo ensino e aprendizagem dos estudantes, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, promoveu esta semana o primeiro simulado preparatório com os mais de 7 mil alunos das turmas de 5º e 9º anos, que farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), prevista para acontecer em outubro deste ano.
Além de fixar os conteúdos, a realização do simulado visa contribuir para que os alunos se sintam mais seguros e preparados para a avaliação.
Segundo o coordenador do projeto Escolas Campeãs, Thiago Carvalho, a expectativa é que com a realização dos simulados, o desempenho das escolas da rede municipal reflita todo o esforço pedagógico desempenhado pelos professores, equipes gestoras e equipes técnicas da Secretaria, na avaliação do SAEB.
Referente ao projeto Escolas Campeãs, Thiago ainda explica que toda a estrutura do programa, bem como os materiais didáticos, são pensados numa perspectiva global de desenvolvimento, que visam a potencialização do trabalho realizado pelos professores em sala de aula, com foco no SAEB, mas numa perspectiva crítica e reflexiva da aprendizagem.
"A partir do desenvolvimento das ações, a preparação dos estudantes acontecerá de forma espontânea, e as avaliações externas serão enfrentadas com a responsabilidade que merecem, mas de uma forma mais leve", explicou Thiago. Para a aluna do 5º ano da Escola Municipal Jacob Ferreira, Ana Júlia, participar do simulado preparatório para a prova do Saeb, foi bastante proveitoso. "Gostei muito de passar pela experiência de fazer essa avaliação, principalmente por aprofundar meu conhecimento nos conteúdos de Português e Matemática", destacou a aluna.
Ascom/PMP
0 comentários