Na manhã desta sexta-feira (09/06), policiais rodoviários federais faziam fiscalização na altura do quilômetro 80 da BR 235, trecho do município de Jeremoabo (BA), quando receberam denúncia de possível crime ambiental repassada pelo Setor de Proteção e Fiscalização do ICMBio de Paulo Afonso.
De imediato, a equipe diligenciou e conseguiu interceptar uma moto de cor vermelha, conduzida por um homem de 58 anos.
Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe flagrou que o motociclista transportava três pássaros conhecidos popularmente por Azulão. Os pássaros estavam confinados em uma pequena gaiola, que estava pendurada no guidom da moto.
O homem assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal do animal. Ele disse que comprou cada ave por 20 reais e seriam comercializadas por R$ 200 cada. Informou ainda não possuir autorização do órgão ambiental para criação.
Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente (Lei 9.605/98).
Os pássaros estavam em boas condições de saúde e foram devolvidos ao seu habitat natural.
O estado da Bahia apresenta uma grande diversidade da fauna brasileira e é a principal rota entra a região Sudeste e os demais estados do Nordeste.
Ascom PRF
0 comentários