Buriti, palma, maracujá-da-caatinga, licuri, tamarindo e umbu são alguns dos sabores de licor que o Armazém da Caatinga, em Juazeiro, está apostando para compor a mesa dos festejos juninos, neste ano.
A estratégia é agradar todos os paladares. Tem sabor para quem deseja inovar e tem pra quem não quer sair dos clássicos, mas o melhor é que dá pra garantir a bebida que é queridinha dos brasileiros neste período, e ainda fortalecer a produção da agricultura familiar e economia solidária local.
O lançamento dos licores acontece nesta terça-feira (06), às 19h, com a presença dos representantes de associações e cooperativas que produzem os licores. O diferencial da produção da agricultura familiar é que por trás de cada produto tem uma história de transformação social e, no evento, a proposta é que essas histórias sejam contadas pelos protagonistas.
Os licores desenvolvidos à base destas frutas nativas são produzidos por agricultoras e agricultores baianos que têm suas organizações produtivas vinculadas à Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (Central da Caatinga), organização que gerencia o Armazém. Além das bebidas feitas à base de frutas da caatinga, também serão apresentados no evento licores de jenipapo, cacau e jenipapo com umbu.
O momento também contará com exposição e degustação de outros produtos oriundos da produção camponesa, à exemplo dos sequilhos, beijus, doces, mel, geleias, biscoitos, bolos e queijos.
Encontro das Organizações Econômicas
A ação de lançamento dos licores faz parte da programação do Encontro de Organizações Econômicas que acontece nos dias 06 e 07 de junho, no Centro de Formação Dom José Rodrigues no distrito Carnaíba do Sertão, em Juazeiro. O evento reunirá representantes de, aproximadamente, 50 associações, cooperativas e grupos produtivos de mais de cinco Territórios de Identidade Baianos. O objetivo do evento é planejar os próximos passos para fortalecer a comercialização da agricultura familiar, celebrar as conquistas e reafirmar os compromissos.
O evento é uma realização da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR, por meio do Pró-Semiárido, Projeto do Governo da Bahia com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), em parceria com a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).
Ascom CAR
0 comentários