A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), segue realizando ações voltadas ao gerenciamento da ansiedade junto aos alunos da rede municipal de ensino. Nesta semana as ações aconteceram em escolas localizadas em comunidades do interior.
Com ações como palestras e técnicas de respiração e relaxamento; a iniciativa que é coordenada por uma ação conjunta dos setores Pedagógico e Psicossocial da SME, levou conhecimentos e orientações, nesta terça e quarta-feira, dias 06 e 07, aos alunos das Escolas Municipais Núcleo Luiz Antônio dos Reis (Piri), Núcleo São Francisco (Quixaba) e Núcleo 2 de Julho (Riacho dos Paes).
Welington é aluno da Escola Municipal Núcleo São Francisco, ele participou da ação em sua escola e avaliou o momento como um reconhecimento de sintomas que ele já vivenciou. "Gostei muito de tudo que aprendi, reconheci depois de tudo que foi explicado que já passei por situações de ansiedade e também de depressão. Com as informações que foram passadas com certeza estarei mais preparado para lidar com essas situações", disse o estudante.
Já Tawane Alves, aluna do 9° Ano, da Escola Núcleo Dois de Julho, relatou que a palestra trouxe a compreensão sobre o que de fato é ansiedade "e o que ela pode causar a nossa saúde quando não sabemos lidar com a situação. Aprendemos que ela causa várias emoções como, aflição, angústia, medo, raiva, rejeição entre outras. Descobrimos que ela tem seus níveis e que devemos ficar atentos sobre eles. Aprendemos ainda que ter uma boa alimentação, fazer exercícios físicos, meditação, organizar uma rotina diária entre outras coisas, também são importantes. Agradecemos a equipe da SME por essa maravilhosa palestra", disse a aluna.
Clicia Raniele de Souza Silva é aluna do 9º ano na Escola Núcleo Luiz Antônio dos Reis, ela conta que a partir da participação na palestra passou a saber como lidar com as crises de ansiedade. "Sofro de ansiedade, já tive crises na escola e agora aprendi a como controlar", contou a estudante, acrescentando que não gostava de apresentar e nem ler na frente de todos da escola, "e no dia seguinte à palestra tive que ler um texto na frente de todos e conseguir controlar a minha ansiedade e ler. Até a professora Anete percebeu que após a palestra eu estou mais calma e confiante para as tarefas coletivas na escola", disse a estudante com alegria.
Tendo como tema "08 Passos para fazer da ansiedade sua aliada", os momentos buscam promover o fortalecimento de vínculos e o gerenciamento pessoal das emoções junto aos adolescentes e crianças do município. "Iniciamos a ação na sede no ano passado, e agora nessa etapa estamos percorrendo as escolas do interior, ainda este mês teremos na Ponta D'água e Volta da Serra e no próximo em outros povoados. Tem sido um trabalho positivo e essencial nos dias atuais, sendo fruto de um diagnóstico e planejamento coletivo. Fico revigorada e satisfeita por entender a importância e significado na Rede Municipal de Ensino do trabalho relacionado às emoções, onde observamos por meio dos olhares e participação dos alunos e profissionais está sendo alcançado o objetivo da proposta da ação", avaliou a coordenadora do Ensino Fundamental- Anos Finais da rede municipal, Giselda Carvalho.
As ações contam com a participação de uma equipe composta por psicanalista, psicólogas, pedagoga e mestre que compõem a equipe da Secretaria Municipal de Educação.
Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE
0 comentários