Encerrou nesta quarta-feira (07), a 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia que abordou o tema "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia".
Representaram o município de Juazeiro no evento 16 delegados, entre eles, usuários do SUS, profissionais de saúde, conselheiros e prestadores/gestores da rede de saúde do município.
Para Beatriz Lopes, gerente de assistência nutricional da Prefeitura de Juazeiro, as propostas debatidas para a etapa nacional atendem as melhorias necessárias na assistência à saúde. "Juazeiro debateu cerca de 130 propostas dentro dos quatro eixos temáticos apresentados na conferência estadual para votação e encaminhamento para a etapa nacional. Entendemos que todas as propostas apresentadas pelos municípios participantes contemplam os avanços que esperamos na saúde em geral", avaliou Beatriz.
O grupo escolheu cinco propostas e uma diretriz que foi encaminhada para votação na plenária geral. O usuário do sistema público e secretário do Conselho Municipal de Saúde, Cláudio Antônio dos Santos, elogiou a conferência e destacou a importância de eventos que democratizam o debate sobre a assistência pública em saúde. "Nossa participação foi muito boa. Fiquei feliz que todas as propostas vindas de Juazeiro foram debatidas e estamos enviando para contribuir na etapa nacional, a exemplo da Rede PEBA. Aqui é um espaço múltiplo de opinar e receber opiniões de modo a construir um SUS mais democrático, mais capaz", analisou.
Conferências-As Conferências de Saúde são espaços para construção das políticas públicas de saúde, onde todos os envolvidos no processo apontam direcionamentos para os rumos da saúde no município, estado e no país. A próxima etapa será a nacional.
Ascom Sesau / PMJ
0 comentários