"Frame e recorte" é o nome da exposição que atualmente está aberta na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A mostra, de Rafaela Lucas dos Santos, estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Univasf, entrou em cartaz no dia 1º de junho e está disponível para visitação no Hall da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE). As obras são representações denominadas dioramas, formas artísticas tridimensionais de caráter realista, de cenas da vida para fins de exposições diversas, e são baseadas em filmes de animações.
As obras apresentadas trazem a ligação entre o trabalho de recorte e colagem, ambas usadas no trabalho da artista, e a relação delas com o cinema. Dentre as obras cinematográficas que serviram como fontes de inspiração estão "Coraline e o Mundo Secreto", "Paranorman", "A viagem de Chihiro" e também o desenho animado "Bob Esponja". Uma obra inspirada no quarto de Van Gogh também compõe a exposição.
Durante seu processo artístico, Rafaela buscou referências em filmes e jogos para iniciar a produção de uma peça. Os materiais na construção dos dioramas utilizados foram papelão mais grosso para a sustentação e outros que normalmente seriam descartados como caixas de supermercado, embalagens, retalhos de papéis, emborrachados, etc.
Na linguagem do cinema a palavra frame significa um quadro de vídeo, onde cada imagem fixa na tela é um frame por segundo, traduzida nas obras da exposição como um recorte de uma cena, por isso o nome “Frame e Recorte”. A artista Rafaela Lucas além de graduanda em Artes Visuais pela Univasf é técnica em audiovisual e acredita que sua formação paralela e o gosto por desenhos animados contribuíram para uma aproximação com o cinema. “Acabei unindo as duas áreas nesses trabalhos, e seguindo com o tema em comum, cinema, mais precisamente, animações” declara.
A exposição é a sexta viabilizada através do Edital de Ocupação de Espaços Expositivos da Univasf 2022-23 da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC). Segundo Rafaela, a idealização para a mostra surgiu a partir de alguns trabalhos que ainda estavam no processo de criação quando se inscreveu no edital. “Na abertura do edital, vi uma oportunidade de mostrar um pouco deste trabalho em desenvolvimento, principalmente pela experiência, visto que é minha primeira exposição, e também como um incentivo a produzir mais e alimentar o portfólio” afirma.
A realização de exposições de arte e cultura na Univasf objetiva criar diálogos entre a pesquisa acadêmica e os conhecimentos produzidos além dos muros da Universidade.
Ascom Univasf
0 comentários