Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias de Sento-Sé concluem aulas práticas do "Saúde com Agente"

Mais de 70 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) de Sento-Sé estão participando do Projeto Saúde com Agente, uma ação do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O projeto oferece Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os ACS e Curso Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, para os ACE.

Os profissionais Sentoseenses participam dos cursos técnicos na modalidade à distância e também de encontros presenciais, onde são acompanhados por preceptores. Nesta segunda-feira (5) foi realizado o encerramento das aulas práticas, no plenário da Câmara de Vereadores, momento onde eles puderam colocar em prática o conteúdo teórico do curso.

Para Livia Dalka, enfermeira e uma das preceptoras do projeto em Sento-Sé, "é gratificante contribuir para a qualificação dos nossos agentes visando a qualidade e resolutividade nos serviços, como também a valorização desses profissionais que desenvolve um importante papel na Atenção primária do nosso município. Penso que investir em cursos e formações torna possível o desenvolvimento, crescimento e melhoria dos níveis de qualidade nos serviços", destacou Livia.

Já para os agentes, é uma oportunidade de otimizar ainda mais o atendimento ofertado à população e uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos profissionais. "É um sonho sendo realizado, e o que trabalhamos nessa última aula, que foi aferição de pressão arterial, glicemia e temperatura, com certeza para uma população tão distante da sede como é a que atuo, saber aferir os sinais vitais e orientar, será um avanço na saúde da nossa gente", disse Mário Sérgio Cordeiro ACS há mais de 20 anos na comunidade de Barreiro da Ema, localizada na região das Ilhas, interior de Sento-Sé.

Eliene Fernandes de Almeida, atua como ACS na sede do município há mais de 10 anos para ela, "O curso ajuda a desenvolver ações de cuidados e proteção à saúde dos nossos assistidos. Com certeza irá ajudar nas escutas qualificadas das necessidades dos usuários uma vez que trabalhamos na prevenção das doenças", avaliou Eliene.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Samuel Santana, aderir ao projeto é investir na capacitação profissional da equipe e otimizar os serviços e atendimentos ofertados à população. "O projeto visa fomentar estratégias de formação e práticas pedagógicas inovadoras que promovam a integração ensino-serviço multiprofissional e interdisciplinar entre ACE e ACS. Uma junção, a meu ver, entre as duas categorias, de extrema importância para a saúde da população. Só temos a ganhar com essa iniciativa que endossa o compromisso da gestão Ana Passos que é cuidar das pessoas", finalizou o secretário Samuel Santana.

O Curso-É no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses. A iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos brasileiros. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento.

 

 

 

 Ascom PMSSE