Com atividades de conscientização ambiental, a Escola Municipal Manoel de Souza Bonfim, e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Américo Tanury, localizadas no distrito de Abóbora, interior de Juazeiro, realizaram sábado (03), uma Feira Ecológica com o tema: 'Cuidar é preciso', reunindo comunidade escolar e local, movimentando a localidade com ações que integrou informação, ludicidade e muita diversão.
A ação foi promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), em parceria com o Programa Despertar.
Felipe Adriano dos Santos Gonçalves, estudante do 6° ano do Ensino Fundamental, da Escola Manoel de Souza Bonfim, e também, agente do Programa Despertar, falou sobre a programação. "Eu achei tudo uma maravilha. Uma feira muito organizada e realizada com muito esforço do setor pedagógico. Hoje nós produzimos diversos produtos, como sabão líquido e sólido, adubo, e também realizamos o plantio de mudas e sementes, além de aprendermos sobre vários assuntos socioambientais, como energia solar", disse Felipe.
"Nosso objetivo foi oferecer um sábado letivo diferente, voltado para a culminância das atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho. Hoje nós realizamos uma mostra de todos os trabalhos que foram desenvolvidos a partir da abordagem de temáticas sobre a preservação do planeta, incluindo debates acerca do uso de agrotóxicos e tecnologias. A ideia foi dialogar sobre agricultura sustentável, produzida com técnicas limpas, a exemplo das energias renováveis, mostrando que somos capazes de viver bem, trabalhando em proteção e defesa do meio ambiente, tudo isso aliado a nossas vivências pedagógicas, e ao estímulo do sentimento de pertencimento, reforçando a valorização dos nossos espaços", explicou Rita de Cássia Cardoso Pereira, coordenadora da Escola Manoel de Souza Bonfim.
O professor de matemática da Escola Manoel de Souza Bonfim, Joabe Rodrigues, comentou sobre o uso das tecnologias na temática trabalhada. "Nós trabalhamos em sala de aula a temática proposta através da Robótica, trazendo informações sobre irrigação inteligente, desenvolvemos motores, sensores e placas solares, que alimentam os motores, para realização da irrigação da plantação de palmas, enquanto os sensores cumprem a função de não permitir que os materiais úmidos voltem a ser irrigados novamente. Hoje na Feira Ecológica, trouxemos materiais que representam as energias renováveis, apresentando placas solares que alimentam a energia da cidade, através de uma maquete que propõe um desenvolvimento futurístico", concluiu o professor.
O Programa
O Programa Despertar é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/BA), da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB) e do Sindicato dos Produtores Rurais de Juazeiro, que foi abraçado pela Prefeitura de Juazeiro. A iniciativa fomenta nas escolas municipais a valorização do meio ambiente, de forma contextualizada com as unidades de ensino que desenvolvem projetos interdisciplinares na rede municipal de Juazeiro.
Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ
0 comentários