Prefeitura de Juazeiro alerta: beneficiários do Bolsa Família têm até hoje para realizar a pesagem obrigatória do programa

Na noite desta sexta-feira (02), a  Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), iníciou a última pesagem dos beneficiários do Bolsa Família. O procedimento é obrigatório para meninas e meninos de até sete anos e mulheres de qualquer idade incluídas no programa.

A gerente de Assistência Nutricional da Sesau, Beatriz Lopes, contou que, durante os primeiros meses deste ano, a Sesau organizou um cronograma para as pesagens, do primeiro ciclo de 2013, em escolas, associações e nas Unidades Básicas de Saúde, contudo, cerca de  38% do público alvo ainda não passou pela pesagem.

"Aqueles que não cumprirem com este requisito poderão ter o seus benefícios bloqueados. É importante que as pessoas estejam com todos os dados atualizados, vacinação em dia e as gestantes precisam estar com o pré-natal sendo feito regularmente", detalhou Beatriz.

A gerente ainda explicou que o programa estabelece dois ciclos de pesagem obrigatórios, o primeiro foi de março a maio e o segundo de setembro a novembro, ou seja, o beneficiário precisa passar pela pesagem duas vezes por ano. "As pessoas que já fizeram a pesagem entre março e maio não precisam passar pelo procedimento novamente neste sábado, apenas quando iniciar o próximo ciclo de setembro a novembro", ressaltou Beatriz.

A benefíciaria Regineide Ribeiro, ficou sabendo do prazo final da pesagem pela agente de saúde do bairro e aproveitou para regularizar a sua situação. "Com a correria do dia a dia, não consegui vir antes. Cheguei e logo fui atendida, foi rápido e tranquilo", disse Regineide.

A última pesagem do Bolsa Família acontecerá   até às 14h deste sábado (03) na Academia da Saúde, localizada na Orla 2 da Juazeiro. A equipe da Sesau também oferecerá testes de glicemia e atualização do Cartão SUS.

Documentos

Para realizar a pesagem, é necessário levar RG ou Certidão de Nascimento, CPF, Cartão SUS, número do NIS, comprovante de residência, carteira de vacinação e cartão da gestante.

Marcela Cavalcanti - Ascom Sesau Foto: Edinazio Silva