A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou nesta quinta-feira (01), o ciclo de formação de professores com foco na educação tecnológica.
O encontro, realizado na Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep), teve como público-alvo os professores do 4º ano do Ensino Fundamental, das 65 escolas participantes do projeto 'Maluquinho por Robótica'.
De acordo com o coordenador geral do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), Reginaldo Medrado, as formações vão acontecer mensalmente até o final do ano e visam orientar os educadores para o ensino da robótica. "Nosso objetivo é preparar os professores para o ensino da robótica, para o uso do kit do projeto 'Maluquinho por Robótica' e discutir o Plano Municipal de Robótica, já que, em breve, esse documento estará em tramitação na Câmara de Vereadores", explicou o coordenador.
A professora Marta Nunes, da Escola Municipal Celso Cavalcante de Carvalho, destacou o diferencial do ensino da robótica em sala de aula. "A robótica é algo muito atual e faz com que o aluno demonstre mais interesse no aprendizado, porque trata-se de algo prático, que tem um material concreto, e isso para a criança é muito importante", disse a professora.
A diretora de Formação da Seduc, Ana Paula Granja, também ressaltou a iniciativa inovadora da Prefeitura de Juazeiro com a implantação do ensino da robótica na rotina escolar. "A Gestão Suzana Ramos vem investindo de maneira efetiva na valorização e na formação continuada dos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, tanto no que diz respeito ao dia a dia das salas de aula, como em iniciativas inovadoras, como o ensino da robótica, uma ação pioneira nas escolas do nosso município", frisou Ana Paula.
Projetos de Correção de Fluxo
A Efep também recebeu, nesta quinta-feira, educadores do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental para a formação continuada dos projetos 'Fique Esperto' e 'Tempo Recorde'. "Essa é a primeira formação dos projetos de correção de fluxo do município, onde apresentamos os projetos, bem como sua rotina e metodologias, para que os educadores voltem à sala de aula ainda mais preparados. Ao longo do ano eles irão participar de outras formações sobre estratégias de leitura e outras ferramentas que utilizamos no projeto", contou a formadora e coordenadora dos projetos de correção de fluxo da Seduc, Jesarella Soares.
Eneida Trindade – Ascom/Seduc/PMJ | Fotos: Ícaro Alexandre
1 comentário
02 de Jun / 2023 às 07h36
A professora tá tão interessada, e não solta o celular..........depois elas vão dizer que são os alunos que não querem nada kkkkk